Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Os dois anos do Memorial de Estrela!

Com o acervo primordial da Aepan-Ong, organizado a partir de 1992, o projeto do Memorial foi experimentado e aperfeiçoado

Há exatos dois anos, o Memorial de Estrela tornou-se uma realidade. Apesar da história deste espaço parecer breve, sua jornada foi concebida há um longo tempo. Com o acervo primordial da Aepan-Ong, organizado a partir de 1992, o projeto do Memorial foi experimentado e aperfeiçoado.
Fazendo das salas do Arquivo Central um verdadeiro “laboratório”, no antigo complexo da Cervejaria Polar, conceitos e peças se encaixaram; da poeira escura surgiu o velho para a luz.

E então, veio o 20 de maio de 2021, e a inauguração do Memorial, quando o antigo prédio construído pelo Dr. Gabriel Schlatter “renasceu” para um novo momento de brilhar. Exposições temáticas permanentes e itinerantes, visitas individuais e coletivas, eventos cerimoniais e parcerias com entidades significativas do município e região. Tudo isto, concretizado por aqueles que acreditaram que era possível.

Da comunidade de Estrela ao Exterior, milhares de visitantes se deslumbram com a magia do acervo. Pois é esse efeito mágico que torna o Memorial um lugar único. É sentir-se especial, quando a memória flutua pelos caminhos da história e revive o que de melhor há em cada um de nós.

À administração atual do município, em nome do Prefeito Elmar Schneider, que soube valorizar o verdadeiro sentido de existir do Memorial, agradecemos, e desejamos grandes realizações para o futuro vindouro deste espaço de cultura!!!


Jornalista Paulo Quevedo: O pluralismo como base da democracia!

O jornalista Paulo Roberto Pochmann de Quevedo, nasceu no município de Estrela, em 24 de novembro de 1957, morreu em Lajeado no dia 14 de maio de 2023. Foi Editor e Diretor da Folha de Estrela por 20 anos – 1999-2018.

Recebeu o Título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Vereadores em 2004, cujos parlamentares, de então, destacaram “Quevedo” como corajoso, autêntico e arrojado.

Na oportunidade Quevedo afirmou: “Ser distinguido em sua terra natal, é motivo de orgulho para qualquer pessoa, Ter reconhecimento da Câmara Municipal de Vereadores, cujos edis são legítimos representantes da população mexe com a gente”. O jornalista disse ainda: “Vamos continuar torcendo para que os homens aprendam que ninguém é uma ilha, ou dono da razão e da verdade. Devemos perseguir o pluralismo como base da democracia”. Saudades Eternas!


Um olhar sobre os 147 anos de Estrela

Não é preciso mais do que um punhado de fatos e acontecimentos para perceber o quanto era diferente nosso município no passado. Há cem anos (1923), o prefeito de Estrela era Manoel Ribeiro Pontes Filho; até Elmar André Schneider nos dias atuais (2023), muitos governaram.

A Câmara de Vereadores mudou completamente; hoje tem prédio próprio. As Varas Judiciais da Comarca funcionam no Foro de Estrela. Foi construído o Foro Trabalhista. O Ministério Público ganhou sede própria. Novas escolas foram construídas e recebem hoje alunos da era digital.

Uma revolução está em curso e a educação está em transição. Temos a Faculdade La Salle. Nossos pontos turísticos em evidência e bem preservados: Memorial de Estrela, Parque da Lagoa, Calçadão, Escadaria do Rio Taquari, Praça Menna Barreto e Parque Princesa do Vale.

Mais plantas industriais vieram para Estrela. O tempo não para. Na saúde, novas clínicas, especialistas, cirurgias, e um Hospital cada dia melhor aparelhado. As lojas ganharam novo leiaute; são maiores e com variedade de preços, em quantidade e qualidade. Prestadores de serviços estão qualificados. Agricultura diversificada e com grande produção na pecuária municipal. O Porto foi municipalizado. Ramal Ferroviário e Aeródromo estão na ordem do dia para reutilização.

Um número enorme de veículos circula pelas ruas já estranguladas do município. Os veículos de hoje são maiores e mais potentes. As nossas festas continuam um sucesso: Estrela Multifeira, Maifest, Festival do Chucrute, Festa de São Cristóvão, Nossa Senhora Aparecida, Rosa Mística, São José Operário e das comunidades do interior. Bem maiores, é claro.

A cidade de Estrela ficou mais vertical com novos prédios. Tudo ganhou em volume, tamanho e rapidez…É Estrela se reinventando continuamente! Parabéns Estrela – 147 Anos!

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: