Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Os Vitrais da Paróquia Santo Antônio 1944 e 1949

Em junho de 1949, mais uma vez, a Casa Genta-Schmidt de Porto Alegre forneceu 16 vitrais, pelo preço de Cr$ 30.000,00

Para os festejos natalinos de 1944 foram colocados os vitrais inferiores da igreja, doados por diversas famílias.

Em junho de 1949, mais uma vez, a Casa Genta-Schmidt de Porto Alegre forneceu 16 vitrais, pelo preço de Cr$ 30.000,00 (trinta mil cruzeiros), colocados na parte superior, da mesma forma, todos pagos por membros da comunidade e entidades como o Colégio Santo Antônio e Hospital Estrela.


Escola São Luís 1875-1949

A Escola Paroquial São Luís, estava localizada no Centro de Estrela, ao lado da Igreja Matriz Santo Antônio. Funcionou por 75 anos letivos, de março de 1875 a dezembro de 1949. Foi demolida em 1960 para construção da atual Casa Paroquial.


Os Quadros da Via-Sacra Abençoados em 1887

Paróquia Santo Antônio: No dia 13 de fevereiro de 1887, foram abençoados os quadros da Via-Sacra pelo Pe. Eugênio Steinhart.

Os mesmos foram restaurados em 2016, na reforma da igreja promovida pelo Pe. Assabido Pedro Ludwig, com apoio de membros da Comunidade Católica.

A Via-Crucis (Caminho da Cruz), também chamada Via-Sacra, refere-se ao trajeto percorrido por Jesus carregando a cruz, desde o Pretório (nome dado pelo Império Romano à residência oficial dos Procônsules) até o Calvário, onde faleceu.


O Altar-mor Sagrado em 1901

A Paróquia Santo Antônio de Estrela constitui-se de uma linda igreja com três altares em estilo gótico e de dois nichos. O Altar-mor foi sagrado em 06 de junho de 1901, possuindo três lindos quadros a óleo, com as imagens do padroeiro, de Santa Cecília e Santo Aloysio. O primeiro vindo da Espanha e os outros dois vindos da Itália.

Numa igreja católica, o altar-mor é o altar principal, geralmente mais adornado, disposto em frente à entrada principal.


Colégio Santo Antônio em 1898

Em 1897, retornou o Pe. Francisco Schleipen, com o objetivo de construir o Colégio Santo Antônio, das Irmãs Franciscanas.

Com ansiedade espera-se o dia 11 de janeiro de 1898, dia marcado para vinda das Irmãs Franciscanas. E lá seguiam as quatro missionárias, apreciando a paisagem do Rio Taquari. As três últimas horas de viagem foram de carreta, puxada a burros.

Passa a carroça por entre filas formadas. Perto da Igreja Matriz, apeiam, sendo recebidas primeiro pelo povo e depois pelo Revmo. Pe. Emílio Reischmuth. Segue-se a procissão, passando por arcos triunfais, até o novo colégio, todo ornamentado com o verde das matas.


Casa de Saúde Estrelense em 1929

Há muito a população estrelense, juntamente com o Rev. os Padres Jesuítas da Paróquia Santo Antônio tinham se dirigido a superioras das Franciscanas, pedindo irmãs para um hospital. O Revmo. Pe. Pedro Hillesheim, sucessor dos Jesuítas, renovou o pedido.

Grande foi o contentamento do povo, quando viu coroar seus esforços e elevar-se a construção tão sonhada, que foi inaugurada em 14 de abril de 1929. O novo Hospital correspondia às exigências da higiene moderna. Chegaram as primeiras Irmãs Franciscanas, destinadas a administrar a Casa de Saúde Estrelense, atual Hospital Estrela.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: