Jornal Nova Geração

Padel cresce em popularidade

ESTRELA – Uma das modalidades que mais cresce no cenário esportivo nacional também se destaca na Soges: o padel. O esporte com raquetes conquista novos adeptos em todas as faixas etárias, mas projeta crescimento entre crianças e jovens. Além de torneio interno e de circuito de integração com o Clube Sete de Setembro, de Lajeado, nas categorias masculina, feminina e mista, há a participação de atletas em competições regionais, estaduais e em outros países, como ocorreu no último final de semana, no Paraguai (leia quadro).
Frederico Leke é o diretor do padel na Soges, também técnico de treinos no clube. Ao lado da esposa Eliane Leke, ambos formados em Educação Física pela Ufrgs, ele dirige a Pró Padel, escola da modalidade. Leke, que ainda tem especialização pela Associação de Padel Argentino (APA), cita que trata-se de um esporte que tem muito para crescer, “pois tem muita fidelidade de quem o conhece e passa a praticá-lo.” Porém, ainda precisa de apoio fora dos clubes. Ele destaca que na Soges, por exemplo, não é necessário ser sócio para participar das aulas – individuais, em duplas e em grupos. “Basta ter interesse”, enfatiza

Mais força

A base da modalidade também ganha força. “Hoje ainda tem um histórico muito baixo de crianças e jovens praticantes, até pelas dificuldades de acesso, pois são poucos os lugares disponíveis e parcerias. Mas está também em um caminho ascendente”, frisa. “Tanto que, mesmo ainda com pouca experiência, nossos representantes já acompanham programações e fazem parte de um projeto da Confederação Brasileira (Cobrapa), que mapeia jovens para treinos e formação da seleção brasileira de menores de padel, com participação em diversos torneios. E são muitos os nossos jovens que também já disputam competições adultas no Vale e outras regiões”, atesta. Mas informações pelos telefones 3712-1140 (Soges) ou 99313-3737 (Leke).

Sul-Americano

Na última semana, o casal Ricardo Diedrich e Karine Bagatini Diedrich, praticante de padel da Soges, esteve em Assunção, no Paraguai, para o Sul-Americano de Padel Amador, disputado por atletas que não são profissionais. Representando a Cobrapa na competição, os estrelenses buscavam o bicampeonato, após o título de 2019. Ricardo, o “Tado”, disputou ao lado de Marcelo Borges, o “Kupim”, de Lajeado, a categoria +45C. A vaga na fase final escapou nos detalhes do tie-break. Já Karine, em dupla com Leila Quaresma, de Arroio do Meio, avançou às semifinais na categoria +30B, mas foi derrotada por uma dupla anfitriã, país referência no esporte.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: