Jornal Nova Geração

Parque terá miniaturas de pontos turísticos do Vale  

Projeto Caminhos do Vale vai contar com 10 mil m², junto ao 386 Business Park (Foto: Ana Júlia Horn Arquitetura e Paisagismo/divulgação)

Olhar e sentir. Cada vez mais as pessoas buscam por passeios e viagens que proporcionem novas experiências e experimentações. As cidades que tiverem pontos turísticos com diferenciais devem chamar mais a atenção dos turistas, principalmente em um mundo pós-pandemia. 

Quem vier ao Vale do Taquari de outras regiões do estado pela BR-386 vai contar, a partir de março de 2022, com um Centro de Atendimento ao Turista. Mas mais do que isso: com um parque interativo, que projeta miniaturas de pontos turísticos de cidades da região. O projeto ficará localizado junto ao 386 Business Park, em uma área municipalizada.

Porta de entrada

Conforme a secretária de Especial de Cultura, Esporte e Lazer, Carine Schwingel, o Caminhos do Vale, como foi denominado, busca pensar Estrela como a grande porta de entrada do Vale no que se refere à região turística. “A ideia é que o turista programe seu roteiro com base nas atrações disponíveis no parque”, afirma.

Carine Schwingel, secretária da Secel (Foto: Larissa Santos)

Sobre o projeto

Em uma área triangular de 10 mil m², situada junto ao Business Park, cada cidade poderá ter um espaço com o seu ponto turístico por meio de esculturas interativas. “O formato é pensado para que, justamente, a pessoa possa fazer o movimento de interação e se sentir parte integrante do Vale do Taquari. O turista se localiza entre os municípios de forma mais fácil, sem precisar necessariamente olhar num mapa”, explica.

Segundo Carine, haverá também um totem interativo em que as pessoas poderão receber mais informações sobre os municípios, além de contar com um espaço cultural para shows, eventos, lazer e anfiteatro no gramado. “É um espaço boulevard com atrações turísticas”, observa.

Investimento

Desenvolvido pela Prefeitura de Estrela, com o apoio da Amturvales, o projeto tem custo estimado de R$ 600 mil. De acordo com a secretária, pelo caráter regional, há uma predisposição do Governo do Estado de financiar o Caminhos do Vale. A Secretaria Estadual de Turismo fez um mapeamento das principais obras a serem feitas no território gaúcho. “Conseguimos incluir este projeto dentro deste mapa como uma das obras prioritárias para o município. Nossa expectativa é finalizá-lo até março do ano que vem, mas dependemos da liberação de recurso do Estado. Assim que feito o projeto arquitetônico, começaremos as obras”, afirma.

Área que vai sediar projeto é municipalizada (Foto: Carlos Eduardo Schneider)

Desenvolvimento da região

Para Carine, é comum ver o discurso de que é preciso pensar regionalmente, mas, na prática, há poucas ações efetivas. “Você viaja e não visita apenas uma cidade. Temos que ter isso bem claro aqui no Vale. Somente pensando de forma regional conseguiremos atrair um público efetivamente turístico, que vem, fica aqui, se hospeda e faz a economia girar”, analisa. 

Detalhes da arquitetura e urbanismo

O projeto arquitetônico e de urbanismo é desenvolvido pelo Richter Gruppe. Conforme a gestora da empresa, Josi Birckheuer Richter, a criação do Caminhos do Vale foi impulsionada pelo Cristo Protetor de Encantado. Até então, algumas propostas já eram pensadas para o 386 Business Park. “Queremos mostrar a potência e a força do Vale, bem como a união dos municípios. A 386 gera essa característica. Trata-se de modelo vencedor”, conta.

O projeto inicial já está sendo feito e deve ser concluído até o final do ano. Ao longo de sua criação, poderá sofrer pequenos ajustes, mas sua essência continuará a mesma. De acordo com Josi, três pilares norteiam o parque interativo e servem como elo de ligação entre as regiões do estado e Vale do Taquari. “Será um convite para os turistas ficarem e relaxarem”, pontua.

O primeiro pilar é o próprio Caminhos do Vale. Já o segundo, é o Círculo da Fé que busca unir os elementos e a energia do ser completo. “Independente da religião, a pessoa encontrará no 386 um espaço espiritual”, afirma a gestora. O terceiro é formado pelo Anfiteatro Multi Cultural, que representa a diversidade e os diferentes tipos de arte. Contempla o parque e o suporte para o turista. “Além do impacto cultural, queremos reunir em um único local as informações turísticas da região. É um projeto inclusivo, contemporâneo e inovador”, enfatiza.

Josi Birckheuer Richter, gestora da Richter Gruppe (Foto: divulgação)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: