Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Patrimônio Cultural em Estrela

Os traços culturais herdados dos antepassados revelam o perfil de um povo alegre, festeiro e culto

Em 2019, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul decretou o dia 17 de agosto como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Desde então, a Secretaria de Estado da Cultura promove as comemorações, acontecendo sempre no terceiro final de semana de agosto. Em 2023, ocorrerá nos dias 19 e 20 de agosto. Estrela terá sua programação no próximo sábado (19), com visitação em alguns pontos históricos da cidade.

Conhecida como Princesa do Vale do Taquari, Estrela caracteriza-se pela organização das ruas limpas, passeios floridos, praças arborizadas e arquitetura antiga misturada às construções modernas, com prédios preservados.

Os traços culturais herdados dos antepassados revelam o perfil de um povo alegre, festeiro e culto. Os kerbs, o Festival do Chucrute, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs, os corais, grupos musicais, Centro de Tradições Gaúchas, Societá Italiana, Carnaval, e todas as manifestações comprovam o gosto pela cultura, música e dança.


Pórtico de braços abertos!

O Clube dos Diretores Lojistas de Estrela lançou em 1990 um concurso para projeto de construção do Pórtico de entrada do município. Na oportunidade, participaram engenheiros e arquitetos cuja vencedora foi Jaqueline Mallmann. A obra de construção iniciou em 1991, com o apoio da Prefeitura Municipal.

Nos canteiros são plantadas flores, que juntamente com azaleias, ipês e o verde do trevo formam um lindo cartão postal da cidade.
Também constam no local os monumentos do Lions Club, Rotary Club e o brasão de Estrela.


O Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann

No prédio construído em 1925 por Helmuth Fett, está instalada a Secretaria de Turismo Cultura, Esporte e Lazer – SETCEL. O engenheiro responsável pela obra foi o alemão Ernesto Bodde.

Funciona também no local o “Núcleo Cultural de Estrela”, desenvolvendo atividades culturais bastante diversificadas.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Memorial de Estrela

O prédio é conhecido popularmente como Castelinho. Foi construído em 1905 pelo médico austríaco Gabriel Schlatter. Atualmente funciona no local o Memorial de Estrela, guardião da história e da memória do município.

Estrela é uma cidade rica, e seus cidadãos têm orgulho de sua cultura. O Memorial simboliza todo esse carinho e cuidado com a preservação da história local e regional, do patrimônio material/imaterial e das artes aqui produzidas.

O município de Estrela preserva a memória, valorizando sua cultura, e isso é um ativo importante para o Turismo.


Escadaria Ziguezague

Construída em 1942 pelo prefeito Cláudio de Toledo Mércio sobre o antigo caminho em ziguezague, ligava a Rua 13 de Maio à Rua da Praia. A escadaria foi parcialmente ocupada pela expansão da Cervejaria Polar a partir de 1962.

Restaurada em parte no ano de 2022, é integrada como monumento histórico e homenageia os barqueiros do Rio Taquari e agricultores do município, conhecida como Praça do Ziguezague.


Escadaria do Rio Taquari

Localizada na Rua Arnaldo José Diel, a escadaria de pedra grés tinha aproximadamente 100 degraus emersos e dava acesso ao cais do antigo Porto Fluvial de Estrela.

Estrela nasceu e cresceu a partir do local, na Rua da Praia (desde 1970 – Arnaldo J Diel). Em 1924 foi inaugurado o antigo Porto de Estrela, que foi determinante para o desenvolvimento do município. As operações de carga e descarga eram feitas em Trapiches e maxambombas estruturadas no antigo Porto. Desativada em 1974. A restauração e reabertura ocorreu em 2015.


Praça Menna Barreto

Um dos mais belos locais da cidade, onde se destaca o verde deslumbrante de árvores centenárias e um lindo Chafariz inaugurado em 1966. Na praça, localizam-se outros monumentos importantes. Também dispõe de um espaço para comercialização de artesanato. Está localizada defronte ao Santuário Santo Antônio e à Prefeitura Municipal.

Em solenidade realizada em 1988, foi inaugurado um monumento em homenagem a Antônio Vitor de Sampaio Menna Barreto. A estátua foi confeccionada pelos artistas Wik e Branca Sulzbach, e patrocinada pela Associação dos Estrelenses de Porto Alegre – AEPA.

O homenageado era militar e foi o fundador da cidade de Estrela. Nascido em 1825 e falecido em 1891 em Porto Alegre. Já teve outras denominações: Praça Santo Antônio, Praça da Matriz e Praça Benjamin Constant.


Chuck e Ruth

É um monumento que presta homenagem à colonização e à cultura alemã no município. Foi inaugurado em 2002.

A denominação do nome tem origem (Chuck + Ruth), prato típico da culinária alemã, servido especialmente no tradicional Festival do “Chucrute”, promovido anualmente pela Comunidade Luterana, com o apoio da Prefeitura Municipal.

O Chuck e a Ruth chamam a atenção de todos que passam pela movimentada BR-386, despertando assim, o interesse em conhecer a nossa cidade.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: