Jornal Nova Geração

ESTRELA

Patrulha Rural completa um mês de atuação

Novo serviço de segurança voltado ao atendimento do interior, em funcionamento a pouco mais de um mês, segue sendo apresentado aos moradores

No dia 13 de abril, no Distrito da Delfina, interior de Estrela, era oficialmente inaugurado os trabalhos da Patrulha Rural do município. Na ocasião, o novo serviço, uma parceria do Governo de Estrela e a Brigada Militar, também era apresentado à comunidade. Na última quinta-feira comemorou um mês de operações, tendo então detalhado o seu funcionamento para outra comunidade.

Agora foram os moradores da Linha São Jacó que puderam se familiarizar um pouco mais com os objetivos do serviço, entre estes fornecer e ampliar, através de uma guarnição específica, a segurança junto à área rural, ao mesmo tempo permitir uma resposta mais rápida e efetiva do policiamento ostensivo. Neste período a patrulha também realizou uma série de visitas individuais aos moradores do interior, em uma fase introdutória ao processo de georreferenciamento das propriedades rurais que será implantado nos próximos meses.

Moradores e lideranças comunitárias da Linha São Jacó prestigiaram o ato, que além da própria equipe da Patrulha Rural, contou com a participação do secretário municipal de Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira da Silva, e do coordenador do gabinete de segurança pública, Marcelo de Abreu Fernandes.

Na oportunidade, o secretário César destacou a parceria entre o Governo de Estrela e a Brigada Militar que permitem as ações das Patrulha Rural, e citou os vários projetos paralelos que estão sendo realizados pelo município que estão vinculados à segurança pública nas áreas rurais da cidade.

“A Patrulha Rural é mais um braço já atuante, dentro da nossa meta de projetar e oferecer maior segurança aos moradores do interior, que só vem a corroborar com outras iniciativas e projetos, entre estes a ampliação do sistema de videomonitoramento, a implantação do sistema GPS Rural, a instalação de iluminação pública Led e a constante solicitação e pressão, junto ao governo estadual, para a ampliação do quadro de policiais militares no município e o consequente reforço da equipe da Patrulha Rural”, frisa ele, ex-comandante da Brigada Militar.

A Patrulha Rural conta inicialmente com dois veículos e uma equipe formada pelo segundo sargento Valdir Schwarts, que é o comandante da guarnição, junto aos soldados Eduardo Gass e a Tanelise Aline Brats. Entre os diferenciais, o domínio do idioma alemão. Podem ser acionados pelo telefone/Whats 98044-4357. A patrulha realiza rondas, abordagens e está à disposição das comunidades, mas no entanto não é de atendimento exclusivo à área rural e em alguns momentos a Brigada poderá ter que destacar outros servidores do efetivo.

Retorno

A capitã Carmine Brescovitt, coordenadora da Patrulha Rural, ressalta que os resultados já trazem bons resultados e tem se obtido boa receptividade por parte dos moradores. “Apesar do trabalho efetivo da Patrulha Rural ter começado a pouco tempo, já identificamos um retorno positivo dos cidadãos. Estamos mais próximos das nossas comunidades da área rural do município de Estrela e isso representa poder prestar um serviço mais qualificado/personalizado para as necessidades desse público”, avalia.

Tecnologia para acelerar atendimentos

Na conversa com os moradores, o Governo de Estrela voltou a falar sobre o projeto de georreferenciamento das propriedades rurais, que de forma geral vem a colaborar com a Patrulha Rural e outras equipes de segurança. A iniciativa, inspirada no modelo do município de Chapecó, em Santa Catarina, tem por objetivo acelerar a resposta em uma situação de emergência. O sistema catarinense já está em funcionamento há 20 anos, tornando-se referência neste tipo de atendimento.

O coordenador do gabinete de Segurança Pública, Marcelo de Abreu Fernandes, explicou aos presentes que o Governo vai contratar uma empresa especializada que irá realizar o serviço de mapeamento via GPS, para atualizar as informações sobre o interior de Estrela. “A empresa contratada utilizará as coordenadas de satélite para identificar as propriedades. Cada morador receberá um código, que será fixado em frente à residência, para uma melhor identificação”, explica.

Ao solicitar o atendimento – que além da Patrulha Rural engloba o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil – o morador só precisa informar o código. A chave será formada pelas iniciais “ES”, de Estrela, acrescida de quatro números. “Imagine que em uma situação de emergência, fica muito mais fácil apenas dizer o código do que todo o endereço, para encurtar o tempo de resposta”, diz Fernandes.

Com o código será possível localizar, por meio de um aplicativo, o endereço exato de onde foi emitido a chamada, acelerando o descolamento da equipe responsável pela prestação do serviço. “Esta identificação será utilizada também pelos serviços do município, como forma de encontrar, com maior rapidez, a família ou propriedade que necessita do atendimento público”, complementa o coordenador.

Nas atuais visitas da Patrulha Rural às propriedades, a equipe já está realizando um levantamento paralelo seguindo a mesma proposta do georreferenciamento.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: