Jornal Nova Geração

ESTRELA

Patrulha rural reforça segurança no campo

Lançada na noite de quarta-feira, nova unidade da BM visa prevenir crimes e agilizar o atendimento na zona rural

Estratégia de aproximação da Brigada Militar (BM) com moradores do interior foi chancelada na noite dessa quarta-feira, dia 13, com o lançamento da Patrulha Rural. A solenidade ocorreu no salão comunitário do Distrito de Delfina e contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre policiais, autoridades políticas e líderes locais.

De acordo com o secretário de Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira da Silva, a migração da criminalidade para área rural já era notada quando ele era comandante do batalhão. “A ideia é integrar a polícia aos moradores da área rural, como uma forma de policiamento comunitário”, explica o secretário.

A comandante da 1ª Companhia da Brigada Militar, Carmine Brescovit, afirma que o policiamento no interior é complementado com o uso da tecnologia. O município pretende aumentar o número de câmeras e fazer o cercamento da zona rural.

“Na primeira visita, faremos um cadastro dos moradores, que será interligado a um software de georreferenciamento”, explica Carmine. O dispositivo funciona tanto para a patrulha rural quanto às demais guarnições. “Cada propriedade receberá um código. Assim, teremos a localização, para que haja um deslocamento mais fácil em caso da necessidade de uma ocorrência”, acrescenta.

O presidente da comunidade de Delfina, Guilherme Petter, destaca a sensação de segurança com a aproximação da polícia. “É um projeto que vem há um bom tempo. Agora, sendo concretizado tem tudo para dar bons frutos. Traz segurança e tranquilidade para o povo das nossas comunidades”.

Atendimento em alemão

Para facilitar a comunicação, os três policiais que farão a patrulha dominam a língua alemã. O sargento Valdir Schwarz (na foto, à esquerda) atua na BM desde 1991. O oficial dialogou com o público, arrancando alpausos.
Segundo ele, que é descendente de alemães, é uma alegria voltar ao meio rural. “Foi a primeira língua que aprendi. Naquela época as crianças primeiro falavam a língua alemã no convívio familiar e depois aprendiam o português ao ir na escola”, conta.

Com a circulação da patrulha rural haverá a aproximação entre agricultores e Brigada Militar. O propósito é orientar o cidadão que mora no interior sobre formas proteção. “É uma forma de nos aproximarmos e de que os moradores fiquem mais seguros em sua propriedade”, explica Schwarz.

Aprovação da comunidade

Antenor e Elenir Wermann moram há nove anos no Distrito de Delfina. “É muito bom para a nossa segurança. Nunca fomos assaltados, mas não desejamos passar por isso”. Revela Elenir.

A presidente da comunidade de São João, Inês Wendt Fell e o filho Jean Carlos aprovam a iniciativa. Onde moramos, há roubo de botijões de gás e abigeato. Com a patrulha, certamente esse tipo de crime vai diminuir”, disse Inês.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: