Jornal Nova Geração

ESTRELA

Pavimentação entre bairros Indústrias e Moinhos deve ser entregue em dezembro

Município assinou documento para início das obras. Além de melhorar mobilidade, asfaltamento em área alagável visa a segurança da população

Pavimentação elevada vai possibilitar saída do bairro Moínhos pela avenida Augusto Frederico Markus (Foto: Larissa Santos)

Os trabalhos de pavimentação entre os bairros das Indústrias e Moinhos estão autorizados. A Ordem para Início dos Serviços (OIS) foi assinada para possibilitar uma das obras mais esperadas pelo moradores das comunidades ligadas pela avenida Augusto Frederico Markus, no trecho entre as ruas Bazílio Otto Zart e Santo Antônio. A região é considerada alagável.

“Estou ansiosa pela pavimentação, pois tivemos dificuldades em sair de casa na enchente (de junho de 2020)”, revela Jeisse Elisabete do Nascimento Borges, 22, moradora da Rua Seberi, no Bairro Moinhos. Ela conta que, nas cheias do Rio Taquari, a comunidade fica “ilhada” e, na enchente histórica, as águas atingiram sua residência, precisando ser retirada, com esposo e filha, de barco. “O resgate é muito difícil, se tivesse pavimentação seria mais fácil para as pessoas nos socorrerem naquela situação”.

A expectativa positiva de Jeisse se dá pelo projeto prever uma elevada no trecho a ser pavimentado. Dessa forma, com base nos registros das enchentes, o acesso entre os bairros não será interrompido. “A intenção é trazer mais segurança e tranquilidade para os moradores. Esta obra é para salvar vidas”, justifica o vereador Humberto Canigia Rerig (Republicanos), propositor da indicação do projeto de obra no trecho e representante das comunidades das Indústrias e Moinhos. “Foi uma tensão socorrer as pessoas de barco em meio à escuridão. Essa obra motivou meu mandato”, relembra.

Além disso, a obra também busca melhorar a mobilidade urbana e reduzir transtornos causados por poeira e barro. “Nós não temos condução, então, quando chove dificulta bastante a passagem com todo o barro que fica”, conta Jeisse.

Investimento e prazo

A pavimentação na Augusto Frederico Markus está orçada em R$ 1,5 milhão, custeada com recursos do programa Pavimenta RS e contrapartida municipal. A ordem foi assinada na sexta-feira, 8, no Bairro das Indústrias. A solenidade contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior, que salientou a importância da obra. “Vai mudar a realidade desse bairro”, afirmou. Ele reforçou que os recursos estão assegurados para a entrega no prazo determinado.

O asfaltamento deve ser concluído em dezembro. “As máquinas estão aqui (no trecho) para as obras iniciarem. Vamos pressionar para que seja entregue até o fim do ano”, comentou o prefeito Elmar Schneider, ao garantir cobrança à Compasul, empresa vencedora da licitação. O contrato, por sua vez, tem prazo estimado para janeiro.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: