Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Percentual de vacinação infantil segue abaixo do esperado em Estrela e Bom Retiro do Sul

Região aplicou 460 doses no Dia C de Vacinação Infantil. Colinas e Imigrante atingiram mais de 50% do público-alvo imunizado

O Dia C de Vacinação Infantil contra o coronavírus ocorreu no último sábado,19. Entretanto, em Estrela, a ampliação dos horários não representou aumento expressivo no percentual de imunizados. Foram aplicadas 283 doses em crianças de 5 a 11 anos.

Na região, o saldo ficou em 460 doses aplicadas, somando Bom Retiro do Sul (78), Fazenda Vilanova (67) e Imigrante (32). O município de Colinas não aderiu à campanha por ter atingido a meta semanal. A campanha oficial de Imunização Infantil iniciou há cerca de um mês.

A enfermeira Ana Carolina Pádua Lopes, responsável pela vacinação em Estrela, informa que das 2,7 mil crianças aptas a serem imunizadas, 971 receberam a primeira dose, totalizando 36% do público-alvo. Ela destaca que, por mais que o percentual esteja abaixo do esperado, a campanha do Dia C superou as expectativas. “Ainda temos 1,6 mil crianças para serem vacinadas. O lado positivo é que as idades estão equilibradas”, destaca.

Em Bom Retiro do Sul, a média segue abaixo dos 20%. Das mais de 1 mil crianças aptas a serem vacinadas, somente 198 receberam a dose do imunizante. A responsável pela vacinação no município, Tânia Link, informa que na próxima semana o atendimento será ampliado para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) San Diego e São Francisco e que os agendamentos podem ser feitos direto nas UBS. “A procura está baixa, portanto, abrimos mais oportunidades para que os pais levem os filhos para serem vacinados”. Em Fazenda Vilanova o percentual está em 39%.

Em Imigrante e Colinas o percentual de crianças vacinadas já ultrapassa os 50%. Nestes municípios, é necessário que seja feito agendamento prévio para aplicação da vacina.
A recomendação do Governo do Estado para aplicação em sala exclusiva e permanência no local por 20 minutos segue sendo cumprida. Até o momento, nenhum evento adverso foi registrado.

Segunda dose

A partir da próxima quarta-feira, 2, cerca de 105 crianças estão aptas a receber a segunda dose do imunizante em Estrela. Em Bom Retiro do Sul, a etapa também estará disponível a partir da próxima semana, mediante agendamento.

Percentual de crianças de 5 a 11 anos vacinadas

ESTRELA

Total: 971 doses

36%

BOM RETIRO DO SUL

Total: 78 doses

19%

FAZENDA VILANOVA

Total: 190

xx%

COLINAS

Total: 85 doses

56%

IMIGRANTE

Total: 122 doses

65%

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: