Jornal Nova Geração

ESTRELA

Pintura em muro do porto conta com participação de estudantes

Cerca de 130 alunos da rede municipal fazem parte de atividade ligada à feira Estrelas do Conhecimento. Iniciativa é coordenada por artista que pintou silos no complexo

Alunos da rede municipal trabalharam na pintura do muro na terça e quarta-feira. Atividades serão retomadas na próxima semana (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

Iniciou na terça-feira, 4, uma mobilização que envolve jovens da rede municipal para colorir o mural junto ao Porto de Estrela. Ao longo das próximas semanas, 130 alunos de oito escolas, divididos em grupos de 15 estudantes cada, vão auxiliar o professor de arte e muralista Samuel Hergesell a dar novas cores ao local.

Os preparativos iniciaram ainda na semana passada, com a pintura do fundo branco no mural com cerca de 1 mil m². Os primeiros esboços foram feitos na segunda, 3, por Hergesell, que, entre outros trabalhos, tem no portfólio a personalização dos silos operados pela empresa Nutritec no complexo portuário.

Os desenhos são inspirados em referências do município, como as cores da bandeira, locais como o Parque da Lagoa, além de desenhos abstratos. No início do mural, a marca do Estrelas do Conhecimento. “Queremos que a comunidade se sinta participante desse processo, e que as crianças possam vir até aqui e mostrar que elas ajudaram nessa arte”, diz Hergesell.

Até o fechamento desta edição, três grupos estiveram no cais do porto, dando cores ao muro. Quem chega a Estrela, vindo de Lajeado, consegue ver a diferença no local. A proposta da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), que gerencia o complexo, é tornar o espaço mais atrativo aos visitantes e utilizar de melhor forma as margens do Taquari.

Trabalho com os estudantes

Enquanto o integrante da equipe, Júlio Delazeri, fazia a pintura da base no muro, Hergesell foi até as escolas para ministrar oficinas aos alunos. “Para eles terem esse primeiro contato com os equipamentos, com a tinta, e a forma de fazer a pintura”, explica. No Porto, os jovens usam rolos, pinceis e uma máquina específica para a atividade.

Nesse primeiro momento, os estudantes dos anos finais da rede municipal fazem a coloração mais básica no muro. Os acabamentos e detalhes serão concluídos por Hergesell e Delazeri. A pintura completa deve ficar pronta em até 45 dias, a depender das condições climáticas, e tem lançamento programado para a feira que ocorre em agosto.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: