Jornal Nova Geração

ESTRELA

População do bairro Pinheiros protocola nova ação contra Corsan

Após enchente, moradores relatam problemas recorrentes com falta de água. Interrupções no abastecimento são históricas na comunidade. No ano anterior, processo fez com que companhia construísse novos poços

População move segunda ação contra a companhia. (foto: divulgação)

Moradores do bairro Pinheiros, em Estrela, protocolaram uma nova ação judicial contra a Corsan devidos aos episódios frequentes de desabastecimento da água. Os casos mais recentes foram registrados nos dias pós enchente. A mobilização resultou em um abaixo-assinado com manifestação de pessoas de 30 residências, além do processo que corre junto ao Ministério Público (MP).

As áreas mais afetadas, segundo o advogado Valderes da Rosa, estão na parte alta do bairro, como os arredores da rua Cerro Azul. Junto à causa, foi anexado o mapa com as principais residências prejudicadas pela falta de água. Essa é a segunda vez que o grupo de moradores busca vias judiciais para solucionar o problema. Foi solicitado que a companhia apresente novas medidas.

Segundo os relatos da população, no período pós cheia, quando grande parte das pessoas limpava, as residências, o bairro chegou a ficar completamente sem água. Em outros momentos, o abastecimento ficava comprometido no período da tarde e era retomado somente no dia seguinte. Morador do Pinheiros há cerca de 10 anos, Vinicio Bugs afirma que compreende a situação atual, mas que a comunidade aguarda soluções definitivas.

“Fomos em busca de informações, mas não pareciam que iam fazer muitas coisas. No período depois da enchente, não vimos movimentações da Corsan para abastecer o poço. Nos dias seguintes de chuva aconteceu o mesmo”, conta Bugs. Outra preocupação do morador é a chegada das temperaturas mais quentes, período em que se intensifica o desabastecimento.

O reservatório que atende ao Pinheiros fica no fim da rua Edmundo Alfredo Steyr e atende cerca de 150 pessoas. Em ação anterior, foi exigido que a Corsan disponibilizasse mais poços artesianos para não sobrecarregar o consumo. Apesar da instalação, os equipamentos não estão em pleno funcionamento.

Novos poços

Gerente regional da Corsan, Gerson Haas, destaca que a situação ocorrida nos últimos dias foi pontual devido ao grande volume de utilização da água. Ademais, ele afirma que a operação de dois novos poços deve solucionar os problemas registrados nos anos anteriores. Os equipamento foram colocados nas proximidades do CTG Raça Gaudéria, no bairro Boa União, e nas localidades do distrito industrial. No entanto, dependem de rede elétrica para funcionar.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: