Jornal Nova Geração

ESTRELA

Posto de Saúde volta a funcionar após dois anos

Unidade no bairro Auxiliadora atende duas vezes na semana. Espaço alugado ainda é provisório. Município projeta estrutura definitiva para o próximo ano

Consultas ocorrem às quartas, à tarde, e às sextas, no período da manhã (Foto: Karine Pinheiro)

Os moradores do bairro Auxiliadora voltam a contar com atendimentos de saúde na localidade. A reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) ocorreu na tarde dessa quarta-feira, 26, com endereço na rua Santa Cecília. O local, que foi alugado há um ano, recebeu melhorias e instalação de novos móveis.

As consultas ocorrem às quartas-feiras pela tarde e às sextas-feiras no período da manhã. A projeção da Secretaria de Saúde é atender cerca de 35 pessoas por semana, o que totaliza cerca de 280 por mês. O espaço ainda não está completamente equipado. No entanto, segundo o secretário Celso Kaplan, a unidade terá presença de médicos e enfermeiros.

“É uma alegria poder retomar esse trabalho. Sabemos que é uma demanda necessária há tempos, porque já existia um posto aqui. Mas devido às condições precárias e a devolução do espaço, precisou ser desativado”, explica Kaplan. Ele ainda reforça que, em razão da estrutura provisória, a semana será de adaptação. “Os atendimentos devem estar dentro da normalidade nos próximos dias e vamos aumentando as consultas conforme necessidade”.

A locação do prédio localizado no número 56 da rua custa R$ 3,8 mil mensais aos cofres municipais. Inicialmente, o espaço de quase 300 m² deveria contar com atendimento psicológico, odontológico, nutricional e clínico geral. Contudo, o secretário destaca que uma unidade em terreno próprio do município deve ficar pronta no próximo ano.

“O prédio atual não é adaptado para receber grande parte dos equipamentos para esses atendimentos. Mas vamos ficar aqui por um curto prazo. O importante é que vamos oferecer as consultas para os moradores. O projeto para construção da nova unidade passa por avaliação”, comenta Kaplan.

Relembre

Em fevereiro de 2021, o proprietário do imóvel onde estava instalada a unidade, na rua João Paulo I, solicitou a devolução do local. A UBS funcionava no endereço há 27 anos e atendia a cerca de 450 pacientes por mês dos bairros Auxiliadora, Cristo Rei e Jardim das Pedras, além das Linhas Delfina e Santa Rita.

Desde então, o Posto de Saúde Central passou a ser referência aos moradores destas localidades. A partir disso, o governo buscou alternativas para reabrir o posto, até encontrar o endereço onde fica a nova estrutura e reformar o espaço.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: