Jornal Nova Geração

ESTRELA

Posto do bairro Auxiliadora deve reabrir até maio

A nova unidade está localizada na rua Santa Cecília e atenderá cerca de 300 famílias. A estrutura está na fase final da reforma.

Após 15 meses sem atendimento, o posto de saúde do bairro Auxiliadora tem novo endereço e previsão de reabertura para o mês de maio. A nova unidade está localizada na rua Santa Cecília e atenderá cerca de 300 famílias. A estrutura está na fase final da reforma.

No espaço de quase 300 m², haverá atendimento psicológico, odontológico, nutricional e clínico geral. O secretário da Saúde, Celso Kaplan, explica que a demora para reabrir o posto se deu por conta da dificuldade de achar um novo lugar para locação. De acordo com ele, vários locais foram considerados, mas nenhum aprovado pela equipe de engenharia.

“Alugamos um espaço amplo e começamos a estruturar dentro das normas exigidas. Temos equipamentos, materiais, móveis. A equipe fez um levantamento, e o que falta será providenciado. Teremos a oportunidade de fazer um trabalho melhor”, ressalta o secretário.

Após a reabertura do posto na Auxiliadora, todas as localidades estarão contempladas com referência para atendimento. De acordo com Kaplan, isso possibilita que a administração municipal padronize os horários de funcionamento de todas as unidades de saúde.

Estrutura em saúde

O secretário explica que o amplo atendimento pode gerar retorno financeiro ao município. Os indicadores do pagamento por desempenho, definidos pelo Ministério da Saúde, abrangem as áreas de saúde da mulher, pré-natal, saúde da criança e doenças crônicas. De acordo com ele, em sete meses, o índice melhorou em 80%.

“A unidade de saúde é a porta de entrada para o atendimento qualificado. Quando temos estrutura em todas as localidades, atingimos mais moradores. Isso nos dá retorno e nosso índice melhora. Temos como meta evoluir mais”, avalia Kaplan.

Ele reforça a necessidade de ter referências de assistência e qualificar o atendimento. Desta forma, o objetivo é dispor de um espaço próprio para ser o posto de saúde do bairro. Assim, o município não fica na retaguarda de entregar um espaço alugado e pode montar uma estrutura completa.

Entretanto, o secretário destaca que neste momento a prioridade é a finalização da obra do novo posto no bairro das Indústrias, que assistirá mais de 4 mil pessoas. A meta para a unidade de saúde da Auxiliadora deve ser cumprida até o final do mandato.

Relembre o caso

As atividades do posto de saúde, que ocorriam em uma casa alugada, foram encerradas em fevereiro de 2021, quando o proprietário solicitou que o espaço fosse desocupado. Kaplan também destaca que no local não havia estrutura adequada para os atendimentos.

Cerca de 450 consultas semanais eram realizadas. A unidade era referência de atendimento para os bairros Cristo Rei, Alto da Bronze, Delfina e Santa Rita.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: