Jornal Nova Geração

ESTRELA

Pré-jornada reúne líderes para discutir a cultura nos próximos 10 anos

Estrela sediou o evento regional na tarde desta quarta-feira (13)

Evento ocorreu na câmara de vereadores de Estrela (Foto: Marcelo Grisa)

Estrela foi sede de um dos eventos da Pré-Jornada da Conferência Estadual de Cultura 2022-2032 nesta quarta-feira (13). A reunião de representantes de governos e entidades culturais para planejar as políticas de cultura para a próxima década ocorreu na câmara de vereadores, no Centro da cidade.

O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Estrela, Joel Mallmann, afirmou que é importante receber os municípios de duas regiões para tratar do assunto, já que o evento traz não somente representantes da região da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), mas também da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (Amasbi), como Soledade. “Para nós, que respiramos cultura, é vital discutirmos a cultura de forma mais ampla nos municípios e planejar esse setor para os próximos 10 anos.”

Para o secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Imigrante, Charles Prorsche, o setor precisa estar unido não somente através dos agentes e trabalhadores da cultura, mas também entre os entes públicos de diferentes cidades para fortalecer a área. “Assim poderemos ter um trabalho de construção, ouvindo a todos para melhorar a cultura a nível estadual”, declarou.

A secretaria estadual da Cultura do RS foi representada pelo coordenador do Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural, Alexandre Vargas.

O encontro propicia a reflexão e a troca de ideias sobre os Sistemas Municipais de Cultura e demais estruturas do setor, tais como a adesão ao Sistema Estadual de Cultura e seus benefícios. O sistema estadual já conta com 22% dos municípios em algum nível de participação, entre Conselhos, Fundos e Planos Municipais de Cultura.

As 16 Pré-Jornadas no RS são voltadas para gestores, dirigentes de Cultura e integrantes dos Conselhos Municipais de Cultura. Os eventos ocorrem até 27 de julho, em parceria com a Associação Gaúcha dos Municípios e Codic/Famurs.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: