Jornal Nova Geração

EDUCAÇÃO

Pré-matrícula para escolas estaduais vai até segunda

Estudantes podem se inscrever pelo portal da Secretaria da Educação na internet

Resultado será divulgado a partir do dia 30 de dezembro. Crédito: Arquivo A Hora

Alunos que buscam uma vaga em escolas da rede pública estadual têm até 27 de novembro, segunda-feira, para fazer a pré-matrícula. O processo da Chamada Pública para o ano letivo de 2023 é feito diretamente pelo portal da Secretaria da Educação (educacao.rs.gov.br).

O prazo é destinado tanto para o 1º ano do Ensino Fundamental, no 1º ano do Ensino Médio, Ensino Médio Curso Normal (Magistério), Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, em Aproveitamento de Estudos do Curso Normal e em Educação Profissional Subsequente ou Concomitante.

Novidades

Com a implementação do Ensino Médio Gaúcho, os estudantes que ingressam no 2° ano deverão escolher o Itinerário Formativo (Trilha de Aprofundamento Curricular). Para isso, basta que o aluno entre no Aplicativo Escola RS e faça seu login. Após a confirmação dos dados, os componentes curriculares da escola em que o aluno está matriculado estarão disponíveis para serem selecionados.

Pré-matrícula

A inscrição é necessária para o 1º do Fundamental e também do Médio. No momento da solicitação de pré-matrícula, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderão preencher até três opções de escolas, por ordem de preferência. É preciso selecionar o tipo de ensino, a série, o turno de interesse e informar se possui ou não algum irmão matriculado na instituição de ensino desejada.

O resultado será enviado por e-mail e também estará disponível no site da Seduc a partir do dia 30 de dezembro. Depois, a matrícula precisará ser confirmada com a entrega da documentação e a efetivação da matrícula de forma presencial no colégio onde a vaga foi confirmada.

Rematrícula

A matrícula para o ano de 2023 ocorre de forma automática para os alunos que estão com 75% ou mais de frequência até o fim do 3º bimestre.

Cronograma

Até 27 de novembro

Rematrícula, pré-matrícula para o 1º ano do Ensino Fundamental e do Médio, Curso Normal (magistério), Educação Profissional e Aproveitamento de Estudos de Curso Normal

30 de dezembro

Resultados das vagas para quem se inscreveu na pré-matrícula disponível no portal da Secretaria de Educação e enviada por e-mail.

2 até 13 de janeiro de 2023

Efetivação das matrículas e entrega de documentos nas escolas. Presencial.

Transferências (Ensino Fundamental, do 2º ao 9º ano, e Ensino Médio, 2º e 3º ano) e Reingresso em Educação de Jovens e Adultos (EJA)

30 de janeiro

Resultado dos pedidos de transferências. Disponível no portal da Seduc e enviada por e-mail

30 de janeiro a 9 de fevereiro

Efetivação das matrículas, transferências e entrega das documentações na escola para a qual o aluno foi designado

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: