Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Prejuízo de R$ 25 milhões e 200 km de estradas a recuperar

Cerca de 160 famílias foram atingidas. Município inicia recuperação de 200 quilômetros de estradas afetadas e reconstrução de seis pontes destruída. Rompimento de barragem agravou o transbordo em algumas comunidades

Reconstrução de pontes e limpeza de vias são os desafios pós inundação (Foto: Divulgação)

Com seis pontes destruídas, deslizamentos e bloqueios em estradas vicinais, Imigrante ainda contabiliza os danos deixados pela enxurrada e transbordamento do Arroio da Seca. O rompimento da Barragem de Daltro Filho na sexta-feira, 17, agravou a situação e causou rápida elevação do nível da água. Segundo levantamento da administração municipal, a área de infraestrutura foi a mais afetada.

Em decorrência do avanço do arroio, 160 famílias ficaram desabrigadas no município. Além disso, o governo municipal prevê a recuperação de 200 quilômetros em vias públicas, além da limpeza da rede de drenagem. Em entrevista à Rádio A Hora 102.9, o prefeito Germano Stevens afirma se tratar de uma situação sem precedentes.

“Pontes que nunca tiveram problemas foram levadas pela água. Nosso acesso à Rota do Sol teve deslizamento de terra, causando mais uma barreira, interditando o caminho. Foram momentos angustiantes que nunca tínhamos vivido. O estrago do nosso Arroio da Seca, com o rompimento da barragem, nunca foi visto na história da cidade”, afirma o chefe do Executivo.

Segundo Ernani Schneider, coordenador da Defesa Civil, todas as famílias já conseguiram retornar para as residências. Neste momento, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) faz o levantamento das necessidades das famílias atingidas. Alguns móveis foram doados por comerciantes locais. Os demais itens devem ser solicitados ao Estado e à União.

O foco dos trabalhos segue na desobstrução de vias. Durante a inundação, comunidades ficaram isoladas e com acessos bloqueados. Quanto ao fluxo de trânsito na avenida Ito João Snel, na entrada da cidade, a circulação ocorre somente em uma pista devido aos riscos de deslizamento. O acesso à ponte da Seca Baixa já está liberada.

No entanto, o governo municipal alerta para o tráfego no acesso à Rota do Sol, que segue bloqueado. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) iniciou a remoção das terras de que interditam a via. O serviço deve ser finalizado em dez dias. “Prevemos que, se o tempo colaborar, o trânsito estará liberado em uma pista até sexta-feira”, estima o engenheiro Felipe Pocebon.

Situação de Emergência

O governo municipal decretou Situação de Emergência no dia 18 de novembro. O documento aponta os efeitos climáticos que deixaram danos na cidade, como queda de granizo, queda de barreiras e rompimento da barragem com inundações a partir das 23h30min de sexta-feira, 17. Desta fora, a administração fica autorizada a dispensar licitações aos serviços necessários para minimizar os efeitos da inundação.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: