Jornal Nova Geração

OPINIÃO

Primavera, flores e pets

"Tanto cães como gatos podem morder, lamber, arranhar e ingerir partes de plantas e com isso, se intoxicarem”

Primavera chegando, flores florindo, canteiros coloridos, abelhas polinizando e o perigo se instalando. Pois é, infelizmente para os tutores de cães e gatos, flores dentro e fora de casa podem se tornar um inimigo invisível. Tanto os cães como os gatos podem morder, lamber, arranhar e ingerir partes de certas plantas e, com isso, se intoxicarem. Por isso, nesta edição, vou citar algumas das plantas e suas partes que possuem ações tóxicas para seus amigos de quatro patas. Fique atento aos nomes, caso tenha algumas dessas espécies em casa.

Exemplos em que toda a planta é tóxica: arruda, avelós, bico-de-papagaio ou poinsétia, copo-de-leite, espada-de-são-jorge, espirradeira, taioba brava e tinhorão. Folhas tóxicas: antúrio, beladona, buxinho, comigo-ninguém-pode, costela-de-adão, dedaleira, hibisco, jiboia, lírio da paz, pinhão roxo, todos os tipos de samambaias e vinca. Flores tóxicas: beladona, dedaleira, hibisco, jasmim-manga e vinca. Caule tóxico: antúrio, comigo-ninguém-pode, costela-de-adão, jibóia e lírio da paz. Látex tóxico: antúrio, coroa-de-cristo, costela-de-adão, jasmim-manga, jiboia e lírio da paz. Fruto tóxico: pinhão-paraguaio e pinhão roxo. E exemplos em que a semente é tóxica: alamanda, arnica, cróton, esporinha, mamona, olho-de-cabra, pinhão-paraguaio, saia branca e saia roxa.

Notem que, em alguns casos, a planta pode ter mais de uma parte tóxica, bem como toda ela ter alta toxicidade. Ao notar mordidas ou ingesta destas partes, procure imediatamente um médico veterinário de sua confiança. Leve foto da planta caso não saiba o nome. Cães e gatos são alérgicos a abelhas também! Caso veja seu companheiro ser ferroado, já sabem: médico veterinário com urgência pois a ferroada pode ser fatal, bem como a ingesta dessas plantas já citadas.

Todos nós gostamos de jardins floridos, coloridos, com sua microflora saudável, mas, ao cuidar de seu jardim, proteja seus animais também. Para isso, aqui uma rápida listagem de alguns produtos com ação de eliminação como os medicamentos (remédios) proibidos para cães e gatos, o amitraz (carrapaticida, sarnicida e piolhicida), os anticoagulantes derivados de cumarínicos, arsênico, mercúrios e outros metais pesados, o carbamato (combate os carrapatos, pulgas, piolhos e fungos), o chumbo, a estricnina (veneno), o etilenoglicol (anticongelante de automóveis), os organoclorados (inseticidas), os organofosforados (inseticidas), as piretrinas e os piretróides (inseticidas).

Temos ainda a lista de alimentos que fazem mal para seus animais de companhia: cebola, chocolate (teobromina), alho (para gatos), uvas e passas, carambolas, massa crua de pão ou bolo, macadâmias e vegetais da família das solanáceas que possuem solanina ou solamina (batata inglesa) podem causar distúrbios gastrointestinais, casca e folhas de abacate. Alimentos potencialmente perigosos são: semente de linhaça crua, açúcar e alimentos açucarados, frituras, chá preto e café, bebidas alcólicas, pimenta malagueta, xilitol (tipo de adoçante), ruibarbo, osso de ave cozido, “osso” de couro branco e sementes de maçã e pera.

Para finalizar, os produtos de limpeza normalmente usados em nossos lares como água sanitária, sabão em pó, desinfetantes, detergentes, etc, também podem gerar alergias em seus animais de companhia. Cuidado. Muitas dessas reações não são prontamente visíveis e dificilmente detectadas em casos de reações em cães e/ou gatos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: