Jornal Nova Geração

EDUCAÇÃO

Primeira etapa do Enem ocorre neste domingo

Cerca de 115 alunos da microrregião se preparam para fazer a prova. Aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio ocorre na Escola Estadual de Ensino Médio Estrela e no Colégio Martin Luther

Alunos inscritos recebem kit alimentação e auxílio transporte para locais de prova (Foto: Karine Pinheiro)

As duas etapas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrem nos próximos domingos, dias 13 e 20. Neste primeiro fim de semana, o exame é composto por 90 questões divididas entre Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. O seguinte abordará Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

Na microrregião, cerca de 115 alunos se preparam para fazer o Enem. As provas serão aplicadas na Escola Estadual de Ensino Médio Estrela e no Colégio Martin Luther. Conforme a coordenadora Regional de Educação (CRE), Cássia Benini, neste ano a Secretaria Estadual da Educação disponibilizará kit de alimentação e auxílio transporte para os alunos matriculados no 3º ano.

A coordenadora destaca que para realizar a prova, é necessário que o candidato inscrito apresente documento de identificação original com foto. Cópias simples, autenticadas ou documentos sem fotos não serão aceitos. O estudante também deve levar caneta esferográfica na cor preta e material transparente. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. O início da prova ocorre às 13h30min.

Escolas se preparam

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Estrela se prepara para receber os candidatos. Segundo a diretora Sirlei Lohmann, a ordem para a limpeza do ambiente já foi dada. “Estamos tirando os cartazes e outros materiais porque não pode ter nenhum tipo de conteúdo visível”, explica. Ela ressalta que a pessoa responsável pela aplicação fica em posse de uma cópia da chave, faz a vistoria no local e devolve a chave na semana seguinte.

Sonho do ensino superior

Aluna do 3ª ano do ensino médio na EEEM Estrela, Giovana Arnhold, 18, tem o objetivo de cursar educação física. Para isso aposta em uma preparação forte, mesmo com a rotina “super agitada”, que tem as aulas no turno da manhã e o trabalho na parte da tarde até a noite. “Foi bem difícil de conciliar com os estudos pro Enem, mas eu não desisti, era um sonho, uma vontade minha”, conta.

O maior desafio para Giovana é a redação, área onde ela diz ter focado os estudos, uma vez que vai prestar a prova pela primeira vez. “Quero ir muito bem, tirar uma nota excelente. Foi uma área que eu tive bastante conhecimento, consegui conversar com minha professora de português para estudar um pouquinho mais sobre redação.”

Alunos por município

ESTRELA – 80
COLINAS – 2
IMIGRANTE – 5
BOM RETIRO DO SUL – 29
FAZENDA VILANOVA – zero

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: