Jornal Nova Geração

ESTRELA

Procura pela vacinação da covid-19 cresce e terá novo plantão

Aumento do número de casos e intensificação das notícias sobre maior contaminação pelo país faz com que a procura pelas doses se intensifique outra vez. Em Estrela, nova ação será realizada neste sábado, 4

Foto: divulgação

O início do mês de junho marcou novos momentos da campanha de vacinação contra a covid-19. Não apenas a largada de novas etapas de imunização, como também o aumento do número de casos em todo o país e mundo, fizeram com que a busca pelas vacinas voltasse a crescer. Atenta a isso, a Secretaria Municipal de Saúde irá promover, no próximo sábado, 4, nova etapa especial de plantão para todas as doses e públicos-alvo da covid. A ação ocorre das 8h às 12h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central, localizada na Rua General Osório, 427, no Bairro Oriental.

Na terça-feira, 31, foi realizada a primeira sessão exclusiva da segunda dose de reforço (R2) – a quarta geral (D4), voltada aos cidadãos com 60 anos ou mais, até então permitida para os com acima de 70 anos. Foram mais de 360 pessoas que procuraram D4 apenas no primeiro dia, índice bem superior à média das últimas semanas. Procura semelhante a registrada também nesta quarta-feira, 1º, e iniciou da mesma forma nesta quinta, 2.

“A procura pela segunda dose de reforço, quarta no geral, foi enorme, composta não apenas pelas pessoas com 60 anos ou mais, que passaram a ser aceitas, mas também por muitos idosos acima dos 70 e 80 anos, que já estavam liberados a buscar esse reforço, mas não haviam feito até então. O que agora é justificado, como muitos fizeram, pelo medo de serem contaminados, receio que cresceu com o aumento das notícias do novo aumento do caso de doenças em todo o planeta”, explica Ana Carolina Pádua Lopes, coordenadora da ala de vacinação da Saúde estrelense.

Aloir Ferreira de Lima, 71, morador do Bairro das Indústrias, foi um destes casos. Atento a vizinhos que já pegaram covid, buscou fazer a segunda dose de reforço agora. “A prevenção é a melhor opção e vim agora buscar essa nova dose”, revelou.

Maria Terane dos Santos, 79, moradora do Bairro Boa União, foi outra que resolveu não esperar mais. “Acredito que tenho saúde maravilhosa, mas ainda assim não posso deixar ‘pra amanhã’ para ser vacinada e tomar cuidados.”

A procura também voltou a crescer, segundo a coordenadora Ana Lopes, pelas demais faixas etárias e doses. Cecília Gerhard, 35, moradora do Bairro Alto da Bronze, foi um dos exemplos: buscou esta semana a terceira dose, a primeira chamada de reforço. “Quase toda família pegou covid. Vivemos momentos difíceis. Imagina se não tivéssemos nos vacinado antes”, justifica.

Em uma semana foram também quatro pessoas que somente agora realizaram a primeira dose.

Etapa especial

A ação agendada para sábado permitirá a vacinação para: primeira dose (D1) – todos acima de 12 anos; segunda dose (D2) – quem realizou a D1 a 4 semanas (Coronavac) e 8 semanas (Pfizer), além dos que estão em atraso; primeira dose de reforço (D3/R1) – quem já realizou a D2 há quatro meses e tem mais de 18 anos. 

A segunda dose de reforço (R2/D4) segue sendo aplicada quatro meses após a D3 (R1), agora também liberada para os acima de 60 anos. Já o público considerado imunocomprometido (acima de 12 anos) pode buscar a D3 (oito semanas após a D2) e a D4 (imunossuprimidos – quatro semanas após a D3). Para o caso da aplicação da D2 e das unidades de reforço (R1 e R2) são exigidas a carteira de vacinação entregue por ocasião da D1 e documento de identificação com CPF.

Quem não puder comparecer ao plantão de sábado poderá buscar a dose, normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, assim como as demais vacinas de rotina contra outras doenças. Já a dose pediátrica da Pfizer contra a covid, voltada às crianças de 5 a 11 anos, é ofertada exclusivamente nas sextas-feiras, no mesmo horário, mas excepcionalmente nesta semana ocorre nesta quinta, 2.

Números

  • Total D1 = 28.391
  • Total D2 = 27.705
  • Total D3 (R1) = 12.920
  • D4 (R2) Segunda dose de reforço
  • R2 80+ = 325
  • R2 70+ = 502
  • R2 60+ = 310
  • R2 Imonussuprimidos = 48
  • Total D4 (R2) = 1.185
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: