Jornal Nova Geração

COLINAS

Programa de educação financeira será implantado nas escolas

Professores da rede municipal de ensino já iniciaram a capacitação. Turmas do 3° ao 9° são contempladas

Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre o uso racional do dinheiro, a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, em parceria com a Cooperativa Sicredi Ouro Branco RS, passa a oferecer aulas de educação financeira na rede municipal de ensino. O programa será aplicado durante o ano letivo para as turmas de 3° a 9° ano do ensino fundamental.

No dia 10 de fevereiro, os professores que integram a rede municipal iniciaram a capacitação, onde foram orientados a conduzir o assunto de forma interdisciplinar. O propósito é que a equipe pedagógica encontre meios de explorar o tema de forma prática, além de abordar a importância da educação financeira em tempos de crise, fases do capitalismo e como funcionam os impostos.

O secretário Edelbert Jaspier destaca a importância de as crianças obterem conhecimento sobre o tema, pois de acordo com ele, os jovens podem não ter noção real dos valores que os pais têm para gastar. Além disso, crescer sem conhecimento básico sobre o assunto, pode gerar adversidades na vida adulta. “Nossas crianças têm que saber o valor do dinheiro. Com o advento do cartão de crédito, do pix e outras facilidades, é muito fácil perder o controle”, afirma.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ipiranga, Fernanda Huppes, ressalta que os conteúdos abordados seguirão as normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De acordo com ela, os professores estão elaborando atividades que correspondam a cada disciplina. “O professor de matemática pode levar os alunos às compras, enquanto o professor de português pode exigir relatórios acerca do assunto. Vemos este projeto como algo conscientizador”, explica.

De acordo com a equipe responsável pelo programa na Sicredi, o projeto desenvolve os jovens para que tenham iniciativa para ir além dos espaços escolares, além de oportunizar o protagonismo e escolhas financeiras conscientes.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: