Jornal Nova Geração

COLINAS

COLINAS | Programa do município vira modelo nacional

Presidente do Conselho Nacional de Justiça e comitiva do governo federal querem conhecer o programa “1000 Dias Para Mudar Uma Vida Inteira”

Angelita Herrmann: “Percebemos, empiricamente, que essas crianças têm um diferencial, pois elas foram estimuladas”. Foto: Carlos Eduardo Schneider

O Projeto 1000 Dias Para Mudar Uma Vida Inteira servirá de modelo para todo o Brasil. Instituído em 2017, o projeto qualificou o atendimento de gestantes e famílias com crianças de até dois anos. Isso foi se fortalecendo no ano passado, quando o trabalho ficou mais intersetorial e chamou a atenção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por conta do Pacto Nacional pela Primeira Infância.

Nesta sexta-feira, dia 14, haverá reunião técnica, com representantes do Ministério da Economia, Ministério da Cidadania, Conselho Nacional De Justiça, Tribunal de Contas do Estado, além de Deputadas Federais da Frente Parlamentar de Primeira Infância, para a definição das metodologias de implementação.

A intenção do Ministério da Economia é mensurar o quanto é investido na primeira infância. “Com isso, há uma quebra de paradigmas tanto em relação à administração, quanto para que possamos olhar a partir da primeira infância, os investimentos em todas as áreas que a abrangem”, explica a secretária da Saúde de Colinas, Angelita Herrmann.

Em agosto de 2021, foi publicado o decreto que institui a Agenda Transversal e Multissetorial da Primeira Infância, com vistas à melhoria das condições de vida e à proteção e à promoção dos direitos das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade completos. “Percebemos, empiricamente, que essas crianças têm um diferencial, pois elas foram estimuladas. Mas esses são resultados empíricos. O que faremos agora é medir o desenvolvimento nas diferentes respostas dessas crianças”, acrescenta a secretária.

A reunião técnica inicia às 10h30min, no Antigo Armazém Bistrô, em linha Santo Antônio. O evento contará, também, com a presença da deputada Estadual do Paraná e presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância Leandre dal Ponte, além da deputada Estadual de Santa Catarina e coordenadora da Frente Parlamentar da Primeira Infância na Região Sul, Carmen Zanotto.

À tarde, a comitiva visitará as unidades de prestação de serviços para a Primeira Infância de Colinas: Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo e Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga. O grupo conhecerá, também, a Sala dos 1000 Dias, localizada na Unidade Básica de Saúde do município.

Conheça o projeto

O Projeto 1000 Dias Para Mudar Uma Vida Inteira é uma iniciativa da Secretaria de saúde de Colinas que se tornou uma política pública municipal intersetorial que tem como ponto central a saúde da criança e o desenvolvimento infantil, desde o primeiro dia de gravidez até os dois anos de vida do bebê.

O ponto de partida é a gestação e a saúde da mãe e do parceiro, seguido pela saúde de criança e seu pleno desenvolvimento, empoderando e informando as famílias sobre nutrição adequada, afeto e carinho e estímulos cognitivos adequados para cada fase dos primeiros mil dias de vida do bebê.

Projeto da Sala Dos 1000 Dias foi feito de forma voluntária pela arquiteta colinense Laura Janine Bergesch.

O acompanhamento da mãe, do pai e do bebê ocorre através do atendimento da equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Colinas, em consultas individuais e oficinas de estímulos, conduzidas pelos próprios profissionais da UBS.

Dando continuidade ao Projeto fora da Unidade, e Secretaria de Saúde conta com a parceira da Emei Pequeno Mundo, que acolhe ações e faz o engajamento com as famílias. Além disso, há a participação do Departamento de Assistência Social, através do grupo de convivência e do acolhimento, em caso de vulnerabilidade social.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: