Jornal Nova Geração

ESTRELA

Programa educacional engaja educadores e pais

"Formando Pais", que iniciou com palestras de apresentação das propostas ainda em março, passa por nova etapa com a distribuição de vídeos sobre diversas temáticas educacionais e comportamentais

O Governo de Estrela tem dado sequência à série de projetos dentro do programa “Formando Pais”. Este iniciou ainda em março, com a apresentação dos objetivos, e desde então tem sido executado em diferentes etapas dentro da Educação Infantil (Emeis) e do Ensino Fundamental (Emefs). Formações pedagógicas, palestras e oficinas têm trabalhado temas como a “Flexibilização e Adaptação Escolar” voltada à educação inclusiva, e também a aplicação da “Neurolinguística” no dia a dia das famílias.

O “Formando Pais”, realizado em parceria com o Instituto Liberdade, iniciou a partir de um seminário com os palestrantes Willian Azevedo Cardoso e Gitânia Oliveira Vargas, voltado aos mais de 500 profissionais das Emeis e Emefs. A apresentação da proposta resultou em uma nova etapa, agora ainda em execução: o projeto “Consciência para pais: como educar de forma assertiva e sem medo”.

Entre as temáticas trabalhadas pelo mesmo estão “A responsabilidade dos pais na criação dos filhos, e não a sua terceirização”; “Limites, frustrações e medos”; “O valor de palavras, das promessas, elogios construtivos”; “Álcool e medicamentos”; “Reflexos negativos na criação permissiva dos filhos”, “A construção dos valores”, entre outros. Estes estão sendo desenvolvidos, de maneira especial, a partir de 30 vídeos que são repassados aos familiares, em uma preparação à futura etapa, quando os mesmos temas serão então debatidos em encontros coletivos e presenciais nas escolas.

Segundo a coordenadora Raquel Hofstaetter, é gratificante ver que a Smed busca ir sempre além do básico “sala de aula x escola”, e neste caso tem a preocupação de oferecer, de forma gratuita, um programa extra para auxiliar no processo de educação que será capaz, se bem assimilado, de transformar vidas.

Como exemplo, a coordenadora cita justamente a atual etapa que está sendo desenvolvida – vídeos temáticos –, e a futura, das palestras nas escolas, que será executada nas próximas semanas. “Os vídeos são uma ferramenta fácil de engajar os pais no envolvimento constante e consciente da criação dos filhos, pois são enviados pelo WhatsApp, de uso muito popular. A espécie de ‘treinamento’ é 100% virtual”, explica ela.

Novidade x aceitação

Nas Emeis, os vídeos já foram regularmente distribuídos. Nas Emefs ainda estão em execução. De acordo com a coordenação da Smed, nas primeiras avaliações referente aos vídeos compartilhados já foi possível perceber gratificantes retornos dos familiares, inclusive de pais que inicialmente demonstravam uma certa insegurança no desafio da criação dos filhos, e agora se mostram mais empolgados a partir do incentivo virtual.

Diretora da Emei Espaço de Sonhos, do Bairro Pinheiros, Gerusa Adriana da Silva revela que inicialmente também estava um pouco insegura com relação a aceitação da proposta de introdução dos vídeos e da receptividade por parte das famílias do programa como ferramenta capaz de ajudá-los na educação dos filhos.

“Nem sempre essas ideias são bem-aceitas. Começamos então a trabalhar, de forma paralela, com diálogos e conversas informais pelos corredores da escola. Sem cobranças, começamos a indagar aos pais se estavam assistindo aos vídeos, gostando e concordando com o que estavam assistindo? E para nossa surpresa, ouvimos muitas vezes o seguinte retorno, o qual muito nos marcou: de que além de assistir faziam questão de repassar para amigos e familiares, por ser de grande valia ao cotidiano deles.”

Ainda de acordo com a diretora, aos poucos os pais passaram a se envolver de outras formas com o projeto, inclusive opinando de forma mais espontânea e natural sobre os conteúdos, já sem necessitar das indagações. “Pudemos perceber que os pais apresentavam interesse pelo assunto, e o material enviado através do WhatsApp veio a acrescentar no convívio familiar, e por consequência de forma positiva na rotina escolar”, atesta Gerusa Silva.

Ela justifica a importância disto: “Boa parte do que vivemos hoje é resultado dos três primeiros anos de nossas vidas. O caráter de cada um também tem boa parcela de sua formação até os 8 anos de idade. E em grande parte desta fase a criança está em uma Emei. Assim, nosso objetivo como escola é assessorar as famílias de forma positiva, fortalecendo os elos entre essas partes de uma maneira a criarmos uma parceria do bem. Acreditamos na união entre família e escola para transformarmos o mundo”, justifica.

Reconhecimento

A positiva avaliação do projeto de fato parte também dos pais. Luciana Werner Ribeiro tem um filho como aluno na Emei Espaço dos Sonhos, no Bairro Pinheiros. Descobriu recentemente estar grávida de gêmeos e sabe que em breve necessitará de ainda mais apoio da rede municipal de ensino. “Assisto aos vídeos sempre que posso. Não são extensos e contam com assuntos e objetivos do cotidiano familiar. São prazerosos e quando percebemos já chegaram ao fim”, comenta.

Lisandra da Silva Schwertner é educadora e também mãe de aluno da rede. Observa que os vídeos expressam suas ideias de forma muito direta. “Eles fazem as famílias compreenderem que um grande gesto de amor é usar a palavra ‘não’ no momento necessário. Algo que também aprendi com os vídeos é que a rotina já existia antes da vinda da minha filha. Ou seja, que eu não deveria me readaptar com tudo, mas sim ela também deveria vir ao encontro da rotina que tínhamos como família”, avalia. “Manter o equilíbrio dos dois lados é a chave para conseguirmos encontrar o eixo necessário”, finaliza.

Sobre um dos vídeos que aborda “Problemas e soluções da Internet”, tanto Luciana como Lisandra salientaram a importância da internet e a necessidade de estipular tempo e regras em família. Segundo elas, não há como evitar que os filhos tenham acesso, porém que a família deve saber dosar e ganhar uma contrapartida. “Agora brincamos com o celular, mas depois vamos brincar de bola, corda, dar uma caminhada, algo neste sentido. É preciso ter clareza, e o casal deve estar ciente de que o que um combinou com o filho deve ser respeitado, e que possíveis questionamentos ocorram somente entre o casal, pois a família deve andar em sintonia”, relata Lisandra.

Encontros presenciais

Ao término da etapa “vídeos” será aberta uma nova, quando serão oportunizados encontros presenciais das famílias nas 21 escolas. Nestes, serão feitas aos pais uma avaliação das propostas apresentadas e um balanço das ações. Nesta segunda quinzena de junho deve iniciar o cronograma das reuniões coletivas nas Emeis. Depois será a vez das Emefs.

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