Jornal Nova Geração

COLINAS

Programa instiga estudantes ao empreendedorismo

Lançado nessa terça-feira, “Jovem Empreendedor” é uma iniciativa voltada aos alunos do Ensino Médio. O projeto segue pelos próximos seis meses de forma gratuita

Programa é voltado aos jovens do Ensino Médio. Iniciativa segue nos próximos seis meses. Crédito: Divulgação

Com o objetivo de proporcionar uma experiência que potencialize o trajeto dos estudantes, o Programa Jovem Empreendedor, apresentado nessa terça-feira, 29, na Escola Estadual de Ensino Médio Colinas, reuniu pais, alunos e autoridades municipais. O curso, que é totalmente gratuito, é uma iniciativa conjunta entre o Instituto Manager e o Executivo, que financia o programa na íntegra, por meio da Secretaria da Saúde e Desenvolvimento Social.

O projeto tem previsão para se estender ao longo de seis meses, o que totaliza 96 horas-aula. O curso é ministrado em regime de turno inverso, às sextas-feiras pela manhã. Cada aluno tem a oportunidade de estudar sobre sua área de interesse e, posteriormente, desenvolver um projeto prático dentro desse contexto.

A secretária de Saúde e Assistência Social, Angelita Herrmann, destaca que o programa é uma oportunidade para que os jovens entendam sobre os regramentos necessários para iniciar o próprio negócio, bem como compreender que é possível empreender em Colinas. Ela afirma que também é uma forma de ressignificar o vínculo com a família.

“De certa forma, é uma reinvenção. No caso de jovens em que os pais ou os avós eram cooperadores e cuidavam de seus negócios. Então mostramos que existe um mundo de oportunidades, em diversas áreas, e eles podem fazer isso no município e colaborar com a própria comunidade”, explica Angelita.

Dividido em quatro módulos, o curso abrange temas como identificação de oportunidades locais, planejamento de marketing, criação e comercialização de produtos e serviços. Além disso, também estão previstas apresentações de resultados para gestores e parceiros do programa, com a possibilidade de incubação dos destaques no Parque Tecnológico da Universidade parceira do Instituto.

A iniciativa oferece visitas técnicas a empresas parceiras, palestras com especialistas, rodadas de negócios, entrevistas de emprego e apresentações a investidores. A iniciativa também inclui a capacitação dos professores e a utilização de uma plataforma de aprendizagem virtual.

A oportunidade tem como foco jovens que cursam ou que tenham concluído o Ensino Médio recentemente. Das 30 vagas disponíveis, 16 foram preenchidas imediatamente após a aula inaugural por alunos do da Escola Estadual. As inscrições seguem abertas e podem ser realizadas junto ao Cras ou na escola. É necessário que o interessado apresente RG, CPF e comprovante de residência.

O curso busca fornecer conhecimento prático e motivação para que os jovens participantes se tornem empreendedores não apenas nos negócios, mas também na vida, ao mesmo tempo em que fortalece a conexão entre educação, empreendedorismo e comunidade.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: