Jornal Nova Geração

TEUTÔNIA

Programa prevê oito miniaçudes no interior

Convênio com o governo estadual inclui obras em seis localidades da zona rural nas próximas semanas. Projetos foram aprovados e verba foi garantida, por meio de iniciativa lançada pelo Piratini no fim de 2021

Os produtores receberam até 24 horas-máquina para a preparação dos microaçudes. Crédito: Jhon Willian Tedeschi

Para minimizar os impactos da estiagem, o município inicia a implementação de oito microaçudes em localidades do interior. O convênio com o governo do estado foi homologado no dia 20 de março, o que permitiu começar a construção das estruturas. A contratação de uma empresa especializada para a escavação dos reservatórios tem o custo de R$ 43,8 mil.

Teutônia foi contemplada com a instalação dos microaçudes em função da homologação do decreto de situação de emergência. Os reservatórios fazem parte do programa Irriga + RS, que tem o objetivo de amenizar os impactos causados pelas estiagens e diminuir os prejuízos aos produtores rurais e a economia do município. Cada microaçude terá a capacidade de armazenar 1,6 mil m³ de água para irrigação e dessedentação animal.

Este volume de água nos reservatórios é considerado estratégico para eventuais novos períodos de seca. “O principal objetivo desses microaçudes é armazenar água e ter à disposição para irrigação nas propriedades”, afirma o subsecretário da Agricultura e Meio Ambiente, Luciano Carminatti. Dos doze inscritos, foram oito aprovados, após análise de documentação, na qual o produtor deveria estar em dia com o município e o estado.

Um microaçude já foi entregue, na Linha Harmonia, e outras cinco localidades receberão os reservatórios: Linha Welp, Linha Boa Vista, Linha Clara, Linha Catarina e Linha Germano. A elaboração dos projetos teve a parceria da Emater, que definiu os locais, prestou assessoria técnica e auxiliou os produtores no preparo do licenciamento.

“Na verdade, o projeto é pequeno, se formos analisar o tamanho de cada município, mas é o início de um projeto. Para as propriedades que serão beneficiadas agora, com certeza vai solucionar o problema da demanda de água, se o açude for construído de acordo com todas as orientações”, conclui Carminatti.

Construção em andamento

Produtor da Linha Welp, Ademar Maurer foi o segundo contemplado com o reservatório. Ele destinou uma área onde seria plantada pastagem para a escavação do açude, que iniciou na semana passada. O microaçude servirá para a dessedentação da criação de gado leiteiro, foco principal da propriedade. A perspectiva é que a preparação termine ainda nesta semana.

Sobre o projeto

O programa Irriga + RS foi lançado pelo governo estadual no fim de 2021, com a promessa de destinar cerca de R$ 66 milhões para a implementação de mais de 6 mil microaçudes. O primeiro município contemplado foi Poço das Antas, em dezembro do ano passado – pouco mais de um ano depois do anúncio dos repasses.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: