Jornal Nova Geração

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Programa repassa mais de R$ 785 mil para empresas

Incentivo fiscal é concedido para empreendimentos a partir de práticas sociais e sustentáveis

Solenidade na tarde dessa quinta-feira, 1°, marcou a confirmação dos incentivos às empresas (Foto: Assessoria de Imprensa/Divulgação).

Seis empresas foram contempladas com incentivos por meio do programa “Desenvolvimento Sustentável”. O valor total supera R$ 785 mil e contempla: Medical San, Metanox, Ecovale, e cooperativa Languiru.

A regularização dos incentivos fiscais foi atualizada por lei em 2022 e trata de um conjunto de ações e benefícios que são estendidos às empresas. Trata-se de uma política pública de cunho social e econômico.

Em contrapartida, as empresas se comprometem com projeção da geração de tributos nos próximos 10 anos, utilização de energias renováveis, além da geração de emprego e renda na comunidade local. Também é exigido que pelo menos 5% do retorno do auxílio financeiro seja destinado ao Fundo Municipal do Trabalho (FMT) para cursos de formação da mão de obra.

A confirmação dos incentivos fiscais às seis empresas foi oficializada em evento nessa quinta-feira, 1°. O prefeito Elmar Schneider salientou a importância do empresariado que acredita no município. “Parabéns aos nossos empresários, funcionários e cidadãos. O que passamos recentemente atingiu, de uma maneira ou outra, a todos. Mas todos seguiram acreditando em Estrela. Não abriram de nosso município. E outros perceberam isso e aqui desembarcaram. E assim seguiremos”, disse.

O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Daniel Silva, trouxe números para mostrar o crescimento do setor, que é fundamental também pelo empenho das grandes empresas. “Saímos de um saldo negativo de 60 vagas ao fim de 2020 para um balanço positivo para mais de 1.4 mil vagas criadas ao fim de 2023. E isso se consegue com a união de esforços das forças públicas, privadas e políticas”.

Já o presidente da Cacis, Claus Wallauer, ressaltou. “Trata-se de um incentivo especial para quem tem um papel também especial e fundamental para a nossa economia.” E o presidente da Câmara, Ernani de Castro, lembrou. “2023 não foi um ano fácil. Repleto de dificuldades extras não esperadas. Este ainda breve 2024 não começou diferente. Mas juntos superamos os obstáculos, e mais fortes vamos ficar, basta vermos as respostas, ações e os números de nosso município.”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: