Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Programação explora piscicultura para fortalecer potencial turístico

Com novidades como concurso gastronômico e uma feira com pratos à base de peixe, organizadores tem a ambição de consolidar evento em âmbito regional

Jantar no ano passado reuniu cerca de 250 pessoas no CTG Querência da Amizade. Crédito: Fernando Dias/Divulgação

A organização da 4ª Festa do Peixe divulgou detalhes sobre o cronograma do evento, que ocorre entre 14 e 16 de março. Pela primeira vez a programação será estendida, com o objetivo de evidenciar a atividade de piscicultura no município. Em paralelo, existe um planejamento para explorar o viés turístico relacionado ao consumo de peixes.

Para isso, o município contratou a turismóloga Ângela de Castro para prestar consultoria e auxiliar na elaboração da estratégia para o reposicionamento. “Trabalhamos um apanhado de situações para evidenciar a cidade como Pesqueiro do Vale. A barragem vincula a cidade à questão do rio e do peixe e outra das ideias é desenvolver artesanato e souvenirs com a identidade do peixe como produto turístico”, conta.

O evento surgiu em 2016, apenas como um jantar com cardápio temático, e no ano seguinte o modelo foi repetido. Depois disso a festa teve um hiato até 2023, quando foi retomada com uma mudança de perfil, tendo baile e apresentação artística. Para 2024, será mantido o jantar, e adicionadas atrações como concurso gastronômico, palestras e oficinas.

Outra novidade é a feira gastronômica, que ocorre no sábado, 16. No mesmo dia o Parque Pôr do Sol recebe a feira do peixe vivo, espaço para recreação infantil e disputas esportivas. Em caso de mau tempo, as atividades serão transferidas para o CTG Querência da Amizade, que centraliza a programação nos dois primeiros dias.

Cardápio variado

A Emater ofertou qualificação aos restaurantes e o município fez uma parceria com a entidade para diversificar o cardápio, com outras variações. O jantar temático na sexta-feira, 15, tem 11 pratos diferentes à base de peixe. Isso aumenta a expectativa de público.
“A janta teve 250 pessoas no ano passado, e agora trabalhamos com a perspectiva de receber 400 pessoas”, comenta a coordenadora de Turismo, Maria Delci Klunck. Os valores são de 80 reais o ingresso individual, e 150 reais o convite para casais.

Referência na região

A ambição com a Festa do Peixe é colocá-la em um patamar de programações como a Suinofest, de Encantado, por exemplo. “Nós consideramos a Festa do Peixe um elemento primordial para o turismo do município. A pretensão com o evento é fazê-lo crescer de tal forma que se torne tradicional em toda a região”, diz o secretário de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura, Wagner Ramos.

Programação da 4ª Festa do Peixe

14 de março | quinta-feira
14h – Dia de Campo, Complexo Peixe Sanga Funda
18h – Concurso Gastronômico, CTG Querência da Amizade
18h30min – Abertura da Festa do Peixe

15 de março | sexta-feira
8h – Recepção a escolas, exposição de entidades, palestras e oficinas, CTG Querência da Amizade
20h – Jantar do Peixe
22h – Baile com a Banda Alma Nova

16 de março | sábado
9h – Feira do Peixe Vivo, Parque Pôr do Sol
10h – Espaço Gastronômico, brinquedos e artesanato

Cardápio do Jantar

Canapés de peixe – Salpicão – Peixe grelhado – Peixe à portuguesa – Lasanha – Peixe frito – Pastel de peixe – Iscas de peixe – Bolinho de peixe – Peixe ensopado – Pirão de peixe – Polenta frita – Arroz – Saladas

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: