Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Projeto Acelera Turismo deve qualificar 60 empreendimentos do G7

Lançado nesta quinta-feira, 3, projeto inédito será desenvolvido em sete municípios do Vale. O investimento é de R$ 500 mil e conta com o apoio financeiro da Sicredi Ouro Branco

Estimular o desenvolvimento turístico nos municípios do G7. É com esse objetivo que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em conjunto com as administrações municipais de Fazenda Vilanova, Colinas, Imigrante, Paverama, Westfália, Teutônia e Poço das Antas, lançou na quinta-feira, 3, o Programa Acelera Turismo. Planejado desde agosto, o trabalho deve ser feito até abril de 2023 e inclui, entre as ações, a qualificação dos empreendimentos, melhorias em pacotes e roteiros inéditos.

Conforme o analista de articulação de projetos do Sebrae RS, Diego Zenkner, além do planejamento e estruturação, haverá ações práticas como a remodelagem de espaços públicos, pontos turísticos e obras de mobilidade urbana. Além disso, será disponibilizada consultorias de comunicação e posicionamento digital, bem como a capacitação de pessoas. “É um trabalho que passa pela sensibilização das comunidades de cada município. São elas que, em última análise, atendem às pessoas que visitam a região e assim podem exercer um serviço diferenciado”, explica.

Ações iniciais

O programa está baseado em seis pilares centrais. O primeiro visa a estruturação dos conselhos municipais e dos planos municipais de turismo. O segundo busca promover ações de conscientização da comunidade. Já o terceiro pretende trabalhar o embelezamento das cidades, no que diz respeito à infraestrutura e sinalização turística. Outro pilar trata do fomento ao crédito e o quinto a comercialização do destino. O último propõe a qualificação dos estabelecimentos e da mão de obra.

O Acelera Turismo, neste primeiro momento, conta com a aceleração de 60 empreendimentos da microrregião, como atrativos turísticos privados, rurais e urbanos, gastronômicos, meios de hospedagem, agências de viagem, entre outros.

Com um orçamento de R$ 500 mil, o projeto conta com apoio financeiro da Sicredi Ouro Branco que será responsável pela aquisição de placas de sinalização turística para os sete municípios.

Novas possibilidades em Fazenda Vilanova

Conforme a secretária Adjunta da Administração, Neuza Fell, existe uma preocupação regional em relação ao turismo em função do Cristo Protetor de Encantado. Diversos turistas que desejam visitar o ponto turístico, devem passar por Fazenda Vilanova e, por isso, o município precisa estar preparado.

“O turismo emprega e abre muitas possibilidades. Necessitamos de, com urgência, criar novas opções de hospedagem, aprimorar a gastronomia, apoiar as agroindústrias e abrir as portas das propriedades rurais para visitação. Temos que nos preparar para mostrar nossos potenciais e acolher quem deseja conhecer Fazenda Vilanova”, afirma.

Segundo o vice-prefeito Pedro Dornelles, o grupo dos prefeitos do G7 entenderam que juntar forças seria a forma de avançar, pois alguns munícipes sentem dificuldades em se introduzir e desenvolver no setor. “Sempre foi nossa preocupação abrir novas frentes de trabalho. Estamos envolvidos nisso e o nosso grupo está focado em motivar a comunidade vilanovense para que se prepare neste sentido”, observa.

O município deve investir na contratação de uma turismóloga, através da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), e em um projeto de assessoria para o embelezamento da cidade. Além disso, o Sebrae trabalhará na capacitação de empreendedores locais, interessados no setor.

Benefícios

Proprietária do Morro Thomas, Graciela Thomas, afirma que será beneficiada com os cursos de qualificação (Foto: divulgação)

O Morro Thomas, em Colinas, é um ponto turístico conhecido no Vale. A proprietária Graciela Thomas, afirma que serão beneficiados com os cursos de qualificação oferecidos pelo programa. “Nós entendemos que quanto mais qualificado é o empreendedor mais retorno ele terá, tanto financeiramente como em volume de visitantes. Se mais pessoas vierem aqui, mais seremos reconhecidos como atrativo turístico na região”, salienta.

Oportunidade ímpar

O prefeito de Imigrante e presidente do G7, Germano Stevens, instigou os demais municípios e entidades a desenvolverem um programa que, de fato, pudesse acelerar o turismo. Desta forma, a administração municipal deve atuar diretamente no projeto.

De acordo com o secretário da Educação, Carlos Lutterbeck, Imigrante possui atrativos de belezas naturais, restaurantes, pubs e lancherias com variada gastronomia, pontos de apoio para acomodação e pernoite, além de um potencial para o turismo rural. “Nesse sentido, o projeto constitui-se em uma oportunidade ímpar para qualificar todos os empreendimentos ligados direta ou indiretamente ao turismo e assim proporcionar ótimas experiências aos visitantes”, ressalta.

O Acelera Turismo está estruturado para que a contrapartida dos empreendedores seja de apenas 15%. Desta forma, o Sebrae arcará com 50% dos custos, enquanto que os municípios destinarão 35% para custear as despesas do programa.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: