Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Projeto amplia atendimento em saúde aos estudantes

Liderado pela médica Mariá Pettine, o projeto conta com a equipe multiprofissional das Unidades de Saúde do Centro e bairro Daltro Filho, envolvidas no desenvolvimento das ações

Entre outros exames, alunos fazem testes de pressão arterial. Crédito: Divulgação

A Secretaria da Saúde e Assistência Social do município desenvolve um projeto para monitorar mensalmente, até o final do ano, os sinais vitais dos alunos das Emefs Arco-Íris e Santo Antônio e da Escola Estadual de Ensino Médio 25 de Maio. Os objetivos são diminuir e prevenir o índice de adolescentes com problemas relacionados à hipertensão, melhorar a qualidade de vida desta faixa etária e criar vínculo com essa população.

Liderado pela médica Mariá Pettine, o projeto conta com a equipe multiprofissional das unidades de saúde do Centro e bairro Daltro Filho, envolvidas nas ações. “Diante da realidade do aumento de casos de hipertensão arterial em adolescentes e jovens adultos, a secretaria busca trabalhar com a promoção, prevenção e diagnóstico precoce nessa faixa etária citada, por meio da aferição de pressão mensal, além do acompanhamento mensal de peso e altura dos estudantes”, explica a secretária Jóice Cristina Horst.

Conforme o relatório, há um aumento de doenças crônicas, entre elas a hipertensão arterial. “Hábitos de vida desfavoráveis, como por exemplo o sedentarismo e alimentação rica em ultraprocessados, vêm desencadeando muitas doenças passíveis de prevenção. No nosso município, nos últimos meses, foi destacado o aumento de casos de hipertensão arterial em todas as faixas etárias, sendo substancialmente destacado o aumento da doença em pacientes adolescentes”, relata Mariá.

O projeto abrange aproximadamente 45 alunos da Emef Santo Antônio; 55 estudantes da Emef Arco-Íris e 55 adolescentes da EEEM 25 de Maio. “Porém, incentivamos e acolhemos participantes que não fazem parte desta faixa etária conforme demanda das professoras”, salienta Mariá.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: