Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Projeto Avaliar é Bom busca recuperar déficit de aprendizado

Smec planeja criar ações para melhorar a qualidade do processo de aprendizagem pós pandemia

Alunos do 7° ano da Escola Irmãs Pivatto estão sendo avaliados pelo projeto do município. (Foto: Karine Pinheiro)

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) criou o projeto Avaliar é Bom. Desenvolvido com todos os alunos da rede municipal, o projeto busca identificar a defasagem na aprendizagem dos estudantes, principalmente durante o período de retorno às aulas presenciais pós pandemia.

Por meio do projeto, alunos do pré B da Educação Infantil até o nono ano do Ensino Fundamental serão avaliados entre os dias 15 e 30 de setembro. A partir do resultado do projeto, a Smec poderá criar ações para melhorar a qualidade do processo de aprendizagem.

O coordenador pedagógico da Smec, Gustavo Santos de Moraes, destaca o empenho dos professores e o trabalho que tiveram. “Foi um tempo em que tivemos que reaprender a dar aula. A gente sabe que esse contato presencial com os professores fez falta para as nossas crianças”, ressalta.

Em consonância com as equipes pedagógicas, diretivas e professores de cada escola, foi traçado métodos para ajudar os alunos no período em que estiveram longe das escolas.

Disciplinas afetadas

Por meio de uma análise preliminar, foi identificado que as disciplinas mais impactadas são português e matemática. Dentro de cada disciplina foram examinados itens como leitura, interpretação de texto, raciocínio lógico e cálculos.

Os estudantes serão avaliados de forma individual nos eixos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para os alunos do primeiro ao nono ano, será aplicada uma prova de leitura e interpretação, em níveis diferentes. Os alunos do pré B passarão por uma triagem de observação. 

“Dominando a leitura e interpretação, tanto na língua portuguesa quanto numa história matemática, eles têm condições de desenvolverem e ampliarem seus conhecimentos dentro das outras disciplinas também”, observa Gustavo.

Com base nos resultados, serão preparadas aulas de reforço extracurriculares com auxílio de monitores em sala de aula, como foco nos conteúdos mais defasados. Ao final da avaliação, o objetivo é que os alunos possam recuperar as habilidades que não foram construídas durante a pandemia. 

Pilares da educação

O Projeto Pilares da Educação é um programa que busca conscientizar os pais e responsáveis sobre como educar as crianças de forma assertiva. Para a coordenadora pedagógica da Smec, Iara Maria Kartsch, o projeto, que teve início em 31 de agosto, é complementar ao Avaliar é Bom.

O programa chega aos pais e responsáveis por meio das redes sociais da Prefeitura. Palestras presenciais estão sendo organizadas. Os vídeos e as palestras online também são abertos ao público em geral. De acordo com a coordenadora, a população está aderindo bem ao projeto. 

Iara ressalta a importância da avaliação de aprendizagem pós pandemia, mas alerta que é necessário trabalhar junto com as famílias, para que elas possam ajudar fora da escola. “Acreditamos que este trabalho é um conjunto, então as famílias têm que estar preparadas também”, afirma. 

Os coordenadores da SMEC acreditam que o resultado dos projetos retorne em qualidade de ensino para os alunos. Conforme eles, se a família conseguir empoderar essas crianças em casa, isso acaba dando resultado na escola e na vida social.

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