Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Projeto do Parque da Marina deve ser apresentado em junho

Projeto prevê obras dividades em três etapas

Foto: Divulgação

O projeto para instalação de um parque público às margens do Rio Taquari segue em fase final de elaboração e deve ser apresentado ainda em junho. O investimento nas áreas de terra da Marina é uma das apostas do governo municipal para impulsionar o turismo e a cultura em Bom Retiro do Sul. O investimento inicial é de R$ 1,5 milhão.

O espaço foi desapropriado e adquirido pelo Executivo há cerca de um ano e a obra deve ser dividida em três etapas. O prefeito Edmilson Busatto destaca que para a primeira fase da construção o recurso segue garantido. Após a reforma, o Parque da Marina deve contar com auditório, espaço gastronômico, histórico-cultural e um píer em direção ao Rio Taquari.

“Dividimos o projeto por etapas para poder iniciar as obras. Já temos recursos para a primeira parte e estamos viabilizando as outras fases. O auditório terá capacidade para 200 pessoas sentadas e 500 em pé. Também planejamos um prédio de dois andares, talvez seja a etapa que mais necessite de investimentos. É uma iniciativa que vai além desse governo”, afirma o prefeito.

O chefe do Executivo também ressalta que a estrutura atual será demolida. De acordo com ele, devido às condições do prédio atual, seria necessário investimentos constantes para manter a edificação. As obras devem começar após aprovação do projeto por parte da administração municipal. A entrega da primeira parte está prevista para março.

Meio ambiente e história

O Parque da Marina fica localizado às margens do Rio Taquari, no Centro Cidade Baixa, e guarda parte da história de navegações em Bom Retiro do Sul. O secretário de Administração e Planejamento, Carlos Dullius, afirma que recuperar os fatos históricos e deixar a disposição da população também é um dos objetivos, bem como fortalecer a memória da piscicultura.

“Pensamos em um espaço para contar a história do município, com resgate dos períodos de navegações, com a nossa cultura e que conte a história do nosso município. Vai ser um espaço educacional à disposição da comunidade e de quem visitar”, avalia Dullius.

Outro objetivo do governo, é manter a visão para a Barragem Eclusa. O secretário ressalta que a administração municipal busca maneiras de proporcionar a vista, desde que não haja impactos ambientais. Além disso, o projeto é pensado para que não haja supressão da vegetação ao redor.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: