Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Projeto esclarece atribuições políticas aos estudantes

Denominado “Jovem na Política”, objetivo da proposta é reunir alunos do ensino médio, vereadores e representantes da administração municipal para explicar as funções dos poderes políticos. Encontros já somam cerca de 100 alunos

Secretária de Assistência Social explica funções da pasta. Foto: Karine Pinheiro

Com o objetivo de aproximar adolescentes dos assuntos políticos, o projeto “Jovens na Política” reúne alunos do Ensino Médio para palestras e conversas acerca das principais atribuições do Executivo e do Legislativo. Durante a semana, secretários municipais, prefeito e vereadores explicaram para cerca de 100 estudantes como funciona cada setor.

Questionados se acompanhavam ou gostavam do assunto, a maioria respondeu que não, destaca o vereador autor do projeto, João Pedro Pazuch (PSB). No entanto, grande parte dos alunos se mostraram interessados pelo tema ao longo das conversas. “Eles estavam atentos, interessados, interagiram bastante e teve alguns alunos ali que fizeram boas perguntas. É uma responsabilidade de todos explicar para os jovens quais são as funções de cada um. Além dos vereadores que falaram sobre, o Executivo esteve presente e também”, pontua.

O projeto surgiu no intuito de fazer as pessoas se envolverem com a política e com a sociedade a fim de escolher bons representantes. O parlamentar também destaca o número baixo de candidaturas de pessoas jovens em Bom Retiro do Sul. “ Isso é um indicativo de que as pessoas não se interessam pelo assunto. Em 2020, dos 64 candidatos, apenas três tinham menos de 28 anos”, avalia Pazuch.

Para ele, é importante que os jovens saiam do Ensino Médio com, pelo menos, uma noção básica de como funciona o setor público e como devem cobrar seus representantes. Na segunda parte do projeto, programada para ocorrer ao longo de 2023, será proposto aos jovens que eles formulem projetos para serem executados na comunidade.

Efeito positivo

O aluno do Colégio Estadual Jacob Arnt, Lucas Daniel Schweitzer, de 16 anos, relata que até então não acompanhava política e nem se interessava pelo assunto. Ele assistiu a primeira palestra na tarde dessa quarta-feira, 14, e afirma que se sente mais preparado para votar nas eleições municipais, em 2024.

“Durante a conversa fui percebendo que é algo importante para nossas vidas e para a sociedade. Eles nos explicaram o que os vereadores fazem, o que cada secretaria da prefeitura também faz. Desta forma conseguimos nossos interesses para votar”, destaca o aluno. Ele ressalta que saber como funciona a estrutura da administração municipal fez seu interesse pelo assunto aumentar.

Para a professora Cíntia Mattes, promover a participação dos jovens na política é uma forma de manter a democracia fortalecida. “O painel foi conduzido de forma clara e objetiva para que os alunos pudessem compreender como funciona a política. Conscientizar os jovens sobre o assunto é formar cidadãos mais conscientes”, aponta.

O vereador ressalta que, futuramente, há projetos para que o Legislativo possa aprovar propostas dos estudantes com base no que eles aprenderam sobre os poderes políticos. A ideia também é promover palestras semelhantes para pessoas adultas.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: