Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Projeto instiga a escolha de candidatos regionais para as eleições de 2022

Promovido pelo Grupo A Hora, o “Pensar Eleições - Desperta Vale do Taquari” traz pesquisas eleitorais, reportagens especiais, entrevistas e debates

Com o projeto “Pensar Eleições – Desperta Vale do Taquari”, o Grupo A Hora promove diversas ações com o objetivo de conscientizar a comunidade na escolha de deputados identificados com as demandas regionais. A partir deste mês até o fim da disputa eleitoral, haverá pesquisas de intenção de voto, entrevistas e reportagens especiais, além de debates na Rádio A Hora 102.9.

A proposta, que tem o apoio da Universidade do Vale do Taquari (Univates), surge da necessidade da região ter um melhor desempenho em relação aos representantes políticos no âmbito nacional e estadual. Conforme o diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora, Fernando Weiss, a novidade está nas pesquisas regionais sobre deputados. “Vamos ousar, para colocar em debate e vitrine o nome dos nossos candidatos. Além das pesquisas, antes e durante a campanha, daremos voz aos nomes que serão colocados à disposição do eleitor”, explica.

Segundo Weiss, para ter resultados diferentes foi proposto esse projeto com inovações. “É o portal, rádio e jornal, todos os canais imbuídos no mesmo propósito”, ressalta.

Pesquisas

Três pesquisas devem ser feitas nos 36 municípios do Vale do Taquari e em cada uma 400 questionários serão aplicados. A primeira divulgação ocorre em março e ao final se terá o resultado da intenção de votos para deputados estaduais e federais, senadores, governador e presidente. Além disso, o estudo deve incluir a avaliação de governo estadual e federal, avaliar questões sobre a pandemia e a aprovação, até o momento, dos prefeitos.

De acordo com o sócio e diretor de pesquisas do Instituto Methodus, José Carlos Sauer, o projeto é completo e envolve uma série de questões que devem gerar um interesse na comunidade. “Deve revelar a opinião do eleitor permitindo que esse debate se torne público, promovendo assim o envolvimento sobre o tema”, observa.

Desenvolvimento regional

Segundo o presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), Ivandro Rosa, a região tem alta produtividade e alto nível competitivo no quesito econômico. Contudo, entende que na representação junto aos poderes públicos estadual e federal, faltam candidatos efetivos do Vale.

Para ele, diversas demandas como a dragagem do Rio Taquari e pavimentação do aeródromo, poderiam ser viabilizadas se tivessem deputados eleitos da região. “São eles que podem fazer o encaminhamento das demandas e de eventuais desafios como estiagem e enchentes”, frisa.

Compromisso com o Vale do Taquari

De acordo com o presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Luciano Moresco, a representação política no Vale, não é proporcional ao desenvolvimento econômico e social da reigão. “É inquestionável a importância de ter líderes com vinculação territorial aqui. Mas não adianta termos candidatos que moram na região se eles, de fato, não assumem a condição de representantes e lutem pelas nossas demandas”, salienta Moresco.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: