Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Projeto leva conceitos de educação fiscal para escolas municipais

Atividades, ministradas durante projeto de extensão da Univates, foram desenvolvidas para mais de 150 pessoas

As escolas municipais de Ensino Fundamental Santo Antônio e Arco-Íris receberam os projetos de extensão “Educação e Cidadania Fiscal” e “Escritório do Consumidor (Econ)”, desenvolvidos na Universidade do Vale do Taquari – Univates. Bolsistas ministraram a oficina “Educação Fiscal e para o Consumo”, para 150 alunos, em 23 e 24 de maio.

A oficina propicia aos participantes a compreensão do papel do tributo na sociedade e do aspecto retributivo, bem como esclarecer e romper alguns paradigmas referentes a esse assunto. Da mesma forma, em relação à temática do consumo, busca-se demonstrar a necessidade de consumir de maneira mais consciente.

Conforme a professora da Univates, Marta Luisa Piccinini, os projetos são desenvolvidos por bolsistas e voluntários, que levam os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula para a comunidade. Desta forma possibilita uma integração entre teoria e prática, assim como promove a cidadania e o espírito comunitário.

“Já as crianças, público alvo das oficinas, também percebem o quanto é importante saber a diferenciação entre consumo e consumismo, preservação ambiental, bem como a importância em recolhermos nossos impostos corretamente para que possamos ter retornos na saúde, educação e segurança”, afirma.
As atividades foram ministradas pelas professoras Marta e Tatiele Kuntz e também pelos bolsistas Kelwin Fernando Rodrigues e Fabíola Guarani, além dos voluntários Luís Felipe Sanches e Fernanda Thomas de Oliveira.

Econ

O “Econ – Escritório do Consumidor” é um projeto de extensão, vinculado ao curso de Direito, que tem por objetivo, através de ações junto às escolas locais e aos grupos de idosos, orientar e solucionar demandas sem judicializar, como forma de contribuir para uma sociedade mais justa, solidária e democrática.

O escritório também faz atendimentos semanais à comunidade que encontra no projeto uma forma de resolver os conflitos de forma rápida e extrajudicial.

Contribuição profissional

Kelwin Fernando Rodrigues, 21, é estudante de direito e participa do projeto de Educação e Cidadania Fiscal desde setembro de 2021. No primeiro momento, pensou que seria difícil falar sobre o tema com os alunos. Porém, percebeu que eles já possuem certo entendimento do assunto. “É muito gratificante trabalhar educação fiscal com as crianças, pois inicia ou reforça algo tão importante e presente na nossa sociedade”, observa.

Para Rodrigues, tanto as oficinas quanto a parte administrativa de pesquisa e organização das atividades contribuem para o âmbito profissional. “Isso colabora para o desenvolvimento de vários aspectos como a oratória, a escrita, além de toda a parte de gerenciamento do projeto de extensão”, pontua.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: