Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Projeto prepara jovens para o mercado de trabalho

Desenvolvido pelo Cras, “Novo Caminhar” oferece aulas práticas e teóricas sobre elaboração de currículo, entrevista de emprego e outras atividades

São oito encontros que alinham teoria com a prática (Foto: Divulgação)

Auxiliar jovens para ingressar na vida profissional. Esse é o objetivo do projeto Novo Caminhar, promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), aos usuários de 14 a 24 anos atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As aulas, que consistem em teoria e prática, iniciaram em março e seguiram até sexta-feira, 8. Uma nova turma se inicia em agosto.

Conforme a coordenadora do Cras, Graciela Manini, existem muitos adolescentes que querem se inserir no mundo do trabalho, mas encontram vários desafios, principalmente ligados a timidez excessiva ou a baixa autoestima. “Há jovens que querem, mas não sabem como buscar. Em especial, aqueles que vêm de um contexto familiar muito difícil”, afirma.

As aulas

O projeto é desenvolvido pela assistente social Gelma Dutra e pela psicóloga Josiani Schmidt. Em oito encontros, os alunos tiveram acesso a conteúdos que vão desde a questão da identidade, até a introdução ao mundo do trabalho. Entre as atividades estão a elaboração de currículo, entrevista de emprego, trabalho formal e informal, cursos online gratuitos, networking, redes sociais, entre outros.

Segundo a psicóloga Josiani Schmidt, o Novo Caminhar é caracterizado como um trabalho psicossocial e continuado, com vistas à promoção de um espaço participativo que propicie a troca de experiências e reflexões acerca da realidade social, a fim de mediar a transformação da comunidade. “Procuramos fortalecer conhecimentos e habilidades para que eles possam buscar os próprios caminhos”, salienta.

Impacto positivo

De acordo com Josiani, duas participantes já conseguiram, mesmo antes do término do projeto, se inserir no mercado de trabalho. No relato das jovens, o sentimento de segurança para participar do recrutamento e seleção da vaga e iniciar o trabalho. Para ela, a inclusão do jovem nesse meio proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança e responsabilidade profissional e pessoal.

“Ao investir nesses projetos sociais auxiliamos também para o desenvolvimento do município, com mão de obra mais qualificada e preparada para suprir as demandas de vagas existentes. É necessário oferecer aos jovens, especialmente aos mais vulneráveis, capacitação e acesso a competências para promoção ao mundo do trabalho”, ressalta.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: