Jornal Nova Geração

Reputação internacional

Projeto pretende fortalecer relações comerciais entre Estrela e outros países

“Nossa Estrela pelo mundo” tem o intuito de trocar informações e firmar acordos de cooperação técnica

A 7ª Estrela Multifeira já passou, mas as sementes plantadas durante o evento começam a ser colhidas. Uma delas é o projeto de internacionalização “Nossa Estrela pelo mundo”, que consiste no mapeamento de todas as cidades do mundo com relações de compra e venda com a cidade. A parceria entre o governo municipal e uma empresa de consultoria busca firmar acordos de cooperação técnica para apresentar Estrela a outros países.

O projeto foi desenvolvido em duas etapas: a de diagnóstico e a de consolidação das relações exteriores. Conforme o sócio-diretor da empresa de consultoria Roedel Intl Advisor, Cezar Roedel, os estudos iniciais apontaram que Estrela possui uma balança comercial diversificada e com intensidade tecnológica. “O município fica apto para assumir uma identidade internacional, com possibilidade de intercâmbio tecnológico, atração de investimentos e participação em editais internacionais”, explica.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Rodrigo Kich, a pesquisa também mostrou que a tradição cultural e folclórica do município pode atrair turistas estrangeiros, a partir da assessoria internacional especializada. “Além disso, o Porto de Estrela possui um forte apelo aos investidores internacionais, uma vez que integra hidrovia, importante para escoamento a outros países, como o Uruguai, por exemplo. Outra questão importante é a mão-de-obra qualificada, que facilita as interações internacionais”, pontua.

A segunda etapa do “Nossa Estrela pelo mundo” iniciou com o lançamento do programa, na Multifeira, na sexta-feira, 5. O diagnóstico possibilitou a criação de um Perfil Internacional, que está focado em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Segundo Kich, um documento será enviado para as futuras cidades parceiras de Estrela, bem como aos organismos internacionais, uma vez que um dos objetivos do projeto é a prospecção de recursos internacionais não reembolsáveis, para eventuais ações com adesão. “A assessoria internacional que o município contratou já está em contato com outras autoridades diplomáticas, para averiguar novas oportunidades”, afirma.

Reputação internacional

Conforme o secretário, a interação internacional das cidades deve ser pensada estrategicamente. Desta forma, Estrela poderá criar uma reputação internacional. “Para a maioria dos prefeitos gaúchos, o tema ainda é uma novidade. Em que pese, outros Estados já possuem cidades internacionalizadas. Os princípios da nossa administração exigem, por exemplo, a publicidade. É a partir daí que surge a necessidade de profissionalizarmos o processo, pelos padrões mundiais”, destaca.

Argentina, Uruguai e Paraguai já estão em contato com Estrela, com o objetivo de ampliar a troca de informações sobre tecnologia e relações comerciais. “O Paraguai mencionou um interesse muito grande do país, que é o segundo maior comprador do município de Estrela, em prospectar a potencialidade do município para possível implantação de uma Câmara de Comércio, bem como uma agenda futura com a visita do Embaixador paraguaio no Brasil. É assim que vamos conseguir colocar o Vale do Taquari no mapa de muitos países por aí”, ressalta o secretário municipal.

Tabela de países DE maior relação com Estrela (Reprodução)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: