Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Projeto prevê iluminação em três quilômetros na Rota do Sol

Certel apresentou proposta inicial às prefeituras de Imigrante e Westfália, que estudam formas de avançar nas negociações. Obra está avaliada em R$ 155 mil

Projeto inicial foi apresentado por diretores da Certel ao prefeito de Imigrante, Germano Stevens (Foto: Divulgação)

Um projeto de iluminação pública na Rota do Sol está na mesa do prefeito Germano Stevens. O estudo foi apresentado pela Certel, responsável pelo fornecimento de energia na área compreendida pelo trecho de 3,4 quilômetros da VRS-453, entre Imigrante e Westfália. A intenção é ampliar a sinalização e segurança na via, principalmente como alternativa de redução dos acidentes.

O desenvolvimento do projeto atende solicitação de Stevens à direção da cooperativa. “Solicitei um estudo da viabilidade da instalação de rede de energia para colocar iluminação pública no trecho, que vai ajudar na sinalização e segurança”, explica o prefeito. O pedido foi feito há cerca de 40 dias.

Com previsão de instalação de 48 postes de iluminação, o projeto está avaliado em R$ 155.696,80. De posse da proposta, Stevens estuda possibilidades para “construir uma parceria” entre os governos de Imigrante e Westfália e a Certel. “São valores que impactam no orçamento. Estamos dialogando e vendo formas de pôr em prática, de avançar nas negociações”, comenta, ao sinalizar alinhamento com o prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena.

O vice-presidente da Certel, Daniel Sequi, revela estar no aguardo de uma nova reunião com as prefeituras. “Uma conversa vai ser marcada para darmos andamento, ou não, no projeto”, diz, sem assegurar um alinhamento. Ele, entretanto, garante o interesse da cooperativa em viabilizar o projeto e adianta flexibilidade em relação ao primeiro estudo. “Temos uma proposta, que não está concretizada. E, podemos evoluir nisso”, sustenta. O novo encontro entre prefeitos e diretores deve ocorrer na próxima semana.

Iniciativa pós-acidente

O pedido, de Stevens à Certel, foi motivado como uma das providências posteriores ao acidente de 3 de junho, que vitimou duas pessoas, no acesso ao Centro de Imigrante pela VRS-453. O motorista do caminhão, que colidiu em um dos pavilhões da Metalúrgica Hassmann, teria perdido a condução no trecho a ser iluminado.

A iluminação, entretanto, não é a única iniciativa conjunta buscada pelos governos de Imigrante e Westfália. “Providenciamos placas para serem instaladas ao lado da rodovia. A intenção é chamar a atenção dos motoristas para o trecho sinuoso, onde várias vidas já foram perdidas em acidentes”, relata Stevens. Segundo ele, as placas contém imagens de acidentes e “frases impactantes”. No trecho, outros acidentes com morte já foram registrados.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: