Jornal Nova Geração

ESTRELA

Projeto prevê trilha ecológica entre o Parque da Lagoa e a Escadaria

Projeto desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente tem previsão de término para o final de 2022. Investimento gira em torno de R$ 1,5 milhão

Uma trilha ecológica será construída para ligar o Parque da Lagoa à Escadaria. O objetivo da obra é unir os pontos turísticos de Estrela, valorizar a orla do Rio Taquari e retomar a proximidade da população com o meio ambiente.
A estimativa do Executivo é investir cerca de R$ 1,5 milhão na obra. O edital de licitação será publicado até maio e a conclusão está prevista para o fim de 2022.

O projeto foi desenvolvido por uma equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis). A coordenadora Tanara Schmidt destaca que a vegetação no entorno do local será mantida, visto que a finalidade é promover uma relação sustentável com a natureza.

“Conexão Turística cológica”

O percurso de 375 metros, que se chamará “Conexão Turística Ecológica”, será construído em uma área de mais de 11 mil metros quadrados em meio à vegetação.

O projeto aponta três áreas de contemplação do local, um mirante e um píer flutuante. Em razão do risco de enchentes no município, os materiais são projetados para não sofrerem danos com a elevação do rio.

“A passarela será feita de estrutura metálica. O píer será feito com material plástico de alta densidade, para podermos retirar quando houver enchentes. Além disso, haverá uma praça com bancos”, destaca Tanara.

O biólogo da Sedis, Emerson Musskopf, destaca que a trilha será feita com o mínimo de impacto ambiental. “As atividades não necessitam de corte de nenhuma árvore nativa, permitindo a conservação do ambiente local mantendo ainda a total segurança dos usuários da trilha”.

Ele relata que foram feitos estudos conjuntos com a equipe de topografia e de meio ambiente, demarcando a trilha em área onde a fauna e a flora local não fossem comprometidas.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: