Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Projeto Rumo ganha prêmio estadual de gestão e inovação

Na categoria “Cases de Sucessos de Gestão e Inovação”, o projeto que aposta na preparação de jovens para o mercado de trabalho recebe o primeiro lugar entre os desenvolvidos pelos diários do interior

Projeto Rumo também desenvolve atividades nas empresas e instituições parceiras, como o Ceat, em Lajeado/Acervo/Júlia Amaral

O Grupo A Hora recebe, no dia 14 de outubro, dois prêmios no congresso da Associação dos Grupos Regionais de Comunicação do RS (ADI-Multimídia) de 2023. A reportagem “Inteligência artificial: avanços e desafios na medicina”, assinada pelo jornalista Filipe Faleiro, ficou com o terceiro lugar em Excelência Editorial 2023 e o programa “O futuro da mão de obra no Vale do Taquari/Escola de formação”, recebe o primeiro lugar por Excelência em Gestão 2023.

Chamado de “Projeto RUMO”, a proposta do Grupo A Hora começou com pesquisa regional que apontou as carências das empresas em termos de profissionais, os conhecimentos mais esperados pelos empregadores e a visão dos futuros trabalhadores quanto às oportunidades no ramo. O levantamento, feito em 2022 pela empresa Macrovisão, ouviu 206 empresários e 604 estudantes do Ensino Médio. Os resultados foram apresentados em seminário em 2 de maio.

A partir das necessidades apontadas pela pesquisa, surge a proposta de formação de jovens. Foram selecionados onze estudantes de escolas, de Estrela e de Lajeado, para o Programa de Preparação de Jovens para o Mercado de Trabalho. A capacitação aborda a comunicação, comprometimento, controle emocional, ética e respeito ao meio ambiente. Os jovens ganham transporte, lanche, materiais de apoio e outros custos subsidiados pelo projeto.

Analisar o cenário e propor soluções

Diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora, Fernando Weiss lembra que uma das funções do bom jornalismo é perceber as necessidades da sociedade e, a partir disso, propor e participar de encaminhamentos. “O projeto Rumo nasce desta percepção do Grupo, que é a falta de profissionais no mercado. O que buscamos foi dar a contribuição e provocar a sociedade sobre a necessidade de treinamento. Depois disso, buscamos parceiros que se somaram à iniciativa que vira case estadual”, ressalta.

O projeto tem patrocínio da Britagem Cascalheira, Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), Instituto Dale Carnegie, Univates, Sicredi, Rhodoss – Implementos Rodoviários, Hassmann S.A, Diamond Construtora e Plano Digital. “O projeto tem cunho inovador por estar conectado com a demanda da sociedade. Além disso, temos o campo social, que prioriza alunos das áreas mais carentes dos municípios, trazendo para a escola de formação, alunos que não teriam essa oportunidade se não fosse por meio do Rumo”, completa.

Weiss destaca, ainda, que uma nova fase da pesquisa será feita, para verificar a periodicidade com que as pessoas se treinam em todos os campos, seja emocional ou profissional.

Conectado com o presente e o futuro

No campo da reportagem, o reconhecido trabalho de Filipe Faleiro trata das promessas da inteligência artificial para transformar o atendimento em saúde. Com o olhar voltado para a região, o jornalista conversou com médicos do Hospital Bruno Born (HBB), estudou as referências na maior casa de saúde do país, Hospital Albert Einstein, de São Paulo, e elencou as revoluções da medicina ao longo da história. “O intuito foi popularizar um assunto que ainda é muito restrito”, comenta.

Há 12 anos no Grupo A Hora, Faleiro já foi premiado nas edições de 2019 e 2020 do Congresso ADI. Para ele, o histórico mostra a qualidade do trabalho desenvolvido pela empresa. “Isso só é possível porque temos uma equipe de jornalistas que se desafiam para fazer um trabalho diferente e autoral, e pela liberdade editorial que temos. Não é todo jornal do interior que tem essa característica”, reforça. O trabalho foi publicado em 23 de junho.

Filipe Faleiro (e) é premiado pela reportagem publicada na edição de 23 de junho. Ao lado, o editor da redação, Felipe Neitzke, e integrantes da central de jornalismo do Grupo A Hora/Foto: Deivid Tirp

Prêmios do A Hora no ADI em reportagens

2019 – 1º lugar – “Transformação da indústria: profissões do futuro”
2020 – 1º e 2º lugar – “O desafio da prevenção nas áreas vulneráveis” e “Parcerias, investimentos e promessa de tratar 90% do esgoto”
2022 – 1º lugar – “Luta contra a pólio: 400 crianças não foram vacinadas no Vale”
2023 – 3º lugar – “Inteligência artificial: avanços e desafios na medicina”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: