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TRIBUTO

Proprietários de pubs criam cerveja em homenagem ao amigo que morreu

O Gato da Praça, Empório Gatrô e Leopoldo 47 desenvolveram a bebida para Luiz Bregolin, internado por mais de 70 dias na UTI e que faleceu em decorrência da covid-19

A nova cerveja é uma releitura adaptada do estilo American Pale Ale. Foto: Larissa Santos

A pandemia fez O Gato da Praça, Empório Gatrô e Leopoldo 47 unirem forças para, juntos, criarem uma cerveja exclusiva e colaborativa. A ideia, que iniciou em 2019, foi concluída este ano e, em forma de homenagem ao amigo, batizada como “Brego Easy APA”. Escolhida pelos sócios proprietários dos três pubs, o objetivo é valorizar Luiz Bregolin Neto, que também era sócio do Gato da Praça e esteve internado por mais de 70 dias na UTI por covid-19. Ele faleceu em maio de 2021.

Conforme o sócio proprietário de O Gato da Praça, Luís Carlos Cardias de Freitas, a ideia de criar a cerveja em parceria foi demonstrar que juntos é possível enfrentar melhor as adversidades. “Trocamos ideias com o intuito de quebrar paradigmas de relacionamento entre os estabelecimentos e mostrar para todos que, em parceria, todos ganham”, afirma.

Segundo ele, o nome foi escolhido em comum acordo e é uma forma de manter viva a paixão que Bregolin tinha por tudo o que fazia e, em especial, a cerveja.

Amizade eterna

A amizade do grupo vem de longa data, muito antes de terem a ideia de produzir cerveja. Da sociedade entre Luciano Agostini, Luiz Bregolin Neto, Luís Carlos Cardias de Freitas, juntamente com Harri Rückert, surgiu a ABC Beer (Agostini-Bregolin-Cardias).
“Antes de abrirmos o pub fizemos várias viagens da ABC Beer, para aprender mais sobre o ramo cervejeiro, bem como, conhecer os bares e pubs no Brasil e fora dele. Posteriormente montamos o Gato da Praça Pub”, explica o sócio proprietário.

Bebida aromática

Conforme Cardias, a cerveja é uma releitura do estilo American Pale Ale, porém adaptada ao clima e gosto local. Leve, aromática, com teor alcoólico semelhante às ‘mainstream’, mas com um toque sutil de amargor e turbidez. A aceitação da bebida pelo público é grande que pode comercializá-la nos três bares, em copos ou em growlers.

A receita exclusiva foi encomendada ao cervejeiro premiado nacional e internacionalmente, Mauricio Gutierres. Ele reside hoje em Portugal, e é sócio proprietário da cervejaria Ruradélica, de Porto Alegre. “Alguns segredos não podem ser abertos, mas podemos confirmar que ela não tem nenhum tipo de aditivo químico. Levou em torno de 40 dias da brassagem aos barris, com a calma e o capricho que uma boa cerveja deve ter”, conclui Cardias.

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