Jornal Nova Geração

Quase três mil eleitores de Estrela estão com títulos cancelados

ESTRELA – Para as Eleições Municipais de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) restabeleceu os títulos eleitorais cancelados por ausência às revisões do eleitorado ocorridas em 2018 e 2019. Passado o pleito, porém, as inscrições dos eleitores que deixaram de comparecer no recadastramento biométrico voltaram ao status de canceladas. Em Estrela, 2.996 eleitores estão nessa situação e precisam procurar o atendimento virtual eleitoral (pelo Título Net) para regularizar a situação. Além disso, segundo o chefe do Cartório da 21ª Zona Eleitoral, Sandro Ferrari, dos eleitores que estavam com títulos cancelados (mais de 3,4 mil), apenas 1.375 compareceram para votar. “Para regularizar o título cancelado não tem custo, mas quem não justificou a ausência no pleito precisa pagar multa.” O prazo para apresentar justificativa terminou dia 14.

On-line

Os eleitores com pendências ou que precisam de outros serviços devem procurar atendimento aqui.
“O título de eleitor não é emitido em papel. O eleitor deve baixar o aplicativo e-título depois do atendimento”, explica Ferrari.

Horário de atendimento

O Cartório de Estrela, por orientação da Justiça Eleitoral, somente realiza atendimentos presenciais em casos excepcionais e por agendamento. O número para contato, com WhatsApp, para que as pessoas tirem dúvidas é o 99869-5409. O atendimento telefônico, em janeiro e fevereiro, ocorre das 12h às 19h de segunda a quinta-feira e nas sextas-feiras das 8h às 15h, mas os serviços virtuais permanecem disponíveis no site 24 horas por dia.

Sem título, eleitor não pode:

– Obter passaporte ou CPF;
– Receber salário de função pública;
– Participar de concorrência pública;
– Obter empréstimos;
– Inscrever-se em concurso público;
– Praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;
– Obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: