Jornal Nova Geração

Quatro a cada dez pacientes morrem no Hospital Estrela

VALE DO TAQUARI – Para a próxima semana, levando em consideração a grave situação da pandemia, o governo do Estado já definiu pela permanência da bandeira preta, assim como a suspensão temporária da cogestão. Só nesta semana foram nove pacientes que morreram em decorrência da Covid-19 nas cidades de cobertura do Jornal NG.
No Hospital Estrela, foram sete óbitos. No sábado, um paciente de Arroio do Meio, e no domingo, um de Estrela, que tinha 63 anos, doença hepática crônica e estava internado desde quinta-feira. Na segunda-feira, faleceu Loreci Facioni. Na terça-feira, um paciente de Imigrante, que tinha 69 anos, era hipertenso e portador de Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) também não resistiu. Na quinta, um homem de 75 anos foi a óbito. Era morador de Estrela, hipertenso, portador de dislipidemia e estava internado desde 24 de fevereiro na UTI Covid.

Casos graves

Na terça-feira, outro óbito que chama ainda mais atenção. Uma paciente de 32 anos, de Boqueirão do Leão, que internou na madrugada e faleceu pela manhã. Era obesa, hipertensa e tinha asma. A morte rápida foi característica de outro paciente que internou na terça-feira e faleceu na quarta. Tinha 90 anos, era de Estrela e também possuía comorbidades.

O gerente administrativo da Rede de Saúde Divina Providência, Johnnie Locatelli, explica que o cenário Covid se modificou muito nos últimos dois meses. Pelo fato de os leitos de UTI estarem lotados, a espera por uma vaga pode levar dias, fato que pode contribuir para ao aumento da letalidade. “O hospital está recebendo pacientes muito graves, em estágio avançado da doença. Alguns através de demanda espontânea, de pacientes que tiverem atendimento ambulatorial e evoluíram de forma muito rápida, mas também de pacientes transferidos de outras instituições, que estavam há dias aguardando por leito de maior complexidade”, comenta.

Esse é o caso da jovem que faleceu. Ela estava em outro hospital de menor complexidade aguardando transferência para leito de UTI. Quando conseguiu a vaga no HE, foi a óbito em menos de quatro horas.

Insumos

O gerente destaca que não há preocupação momentânea quanto a falta de insumos. “O HE estruturou muito bem o aumento de estoque de medicamentos, materiais hospitalares e EPI’s, porém o consumo aumentou muito. Ainda temos um estoque importante e preservado, mas já percebemos dificuldade de encontrar alguns produtos no mercado, o que poderá gerar dificuldade de reposição pontual de alguns itens. Quanto ao oxigênio não há falta no mercado, porém as empresas especializadas estão com dificuldades de operacionalizar a logística de abastecimento. Quanto à equipe assistencial, os profissionais estão muito desgastados no físico e emocional, mas trabalham com muito empenho e dedicação, como verdadeiros heróis. Há afastamentos e saídas indesejadas, que reduzem a força de trabalho e muitos serviços já foram contingenciados para canalizarmos as energias aos pacientes que requerem maior atenção neste momento.”

Dados do HE

Em 2020:
– 345 internações por Covid, média mensal de 38,3;
– Média de casos suspeitos que se confirmaram (positividade) foi de 59%;
– Taxa de transferidos da Unidade de Internação para a UTI foi de 8,9%;
– 34 óbitos, com letalidade de 18,5%.
Nos dois meses de 2021:
– 103 internações, média mensal de 51,5. Aumento de 34,5%;
– Em fevereiro, média de positividade foi de 95,9%;
– Em fevereiro, taxa de transferidos da UI para UTI de 25%;
– 26 óbitos, com taxa de letalidade de 38,3% (quatro a cada dez pacientes morrem).

Dois mortos em Bom Retiro do Sul

Bom Retiro do Sul também confirmou a morte de uma mulher de 88 anos, na quarta-feira, que estava internada no Hospital de Caridade Sant’Ana. No mesmo dia, Leandro Locatelli, 47 anos, teve a morte confirmada por familiares nas redes sociais. Ele estava internado na UTI, em Encantado. Era empresário em Bom Retiro e prestava serviço para várias empresas da região.

Ampliação de leitos

Desde 2020, o HE atuava com dez leitos de UTI Covid e outros dez de UTI não Covid. Na última semana, o hospital usou três leitos da UTI convencional, passando-os para o atendimento Covid.
Nesta semana, nova alteração e mais três leitos da UTI não Covid tiveram o mesmo destino, ampliando a UTI Covid para 16 leitos. Todos os leitos estão ocupados, sendo que dois pacientes aguardam em sala crítica do PS por vaga. Eles estão cadastrados na Central de Regulação de Leitos Estadual e aguardam por leito de UTI no HE ou em outra instituição.

Vaga de emprego

O Hospital Estrela está contratando Técnico em Enfermagem. O profissional precisa ter Coren ativo, disponibilidade para trabalhar finais de semana e para contratação imediata. Currículos devem ser cadastrados no link

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: