Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

“Quatro anos de trabalho em dois”, promete o prefeito

Com foco na área da educação e da infraestrutura, Executivo reavalia diretrizes para investimentos e planeja a entrega de mais pavimentação. Principais itens do plano de governo foram cumpridos ou estão em andamento

Um dos primeiros projetos a ser apresentado em 2023 é do Parque da Marina, já nos próximos dias (Foto: Fernando Dias/Divulgação)

Diminuir o déficit das vias sem asfaltamento e qualificar os investimentos da educação. Essas são as prioridades do prefeito Edmilson Busatto para os próximos dois anos de gestão.

Reeleito em Bom Retiro do Sul, encerra o primeiro biênio do segundo mandato com os principais itens do plano de governo cumprido. Segundo ele, a meta é trabalhar o equivalente a quatro anos e cumprir o restante dos objetivos.

Com planos para impulsionar o turismo, fortalecer a agricultura e ações de preservação ambiental, o chefe do Executivo destaca ações como o cuidado com as nascentes e arroios, implantação de arborização e criação de hortas comunitárias, bem como o desenvolvimento do turismo rural e criação de um roteiro turístico para a cidade.

Prioridade na educação

A fila para vagas na Educação segue zerada no município. Busatto explica que para dar conta da demanda, foi necessário alugar anexos e aumentar o espaço nas escolas. A administração municipal também possui parcerias com creches comunitárias para atender as crianças de Bom Retiro do Sul.

Outro investimento da gestão é nas aulas do contraturno. Um dos objetivos é implantar cursos de educação financeira, educação ambiental e social.
O Executivo também busca a desapropriação de um terreno onde fica situada uma escola.

Segundo o prefeito, há 40 anos o município paga aluguel a um órgão do governo federal. Hoje as escolas também contam com quadras cobertas e feira anual de ciências.

“O que mais fizemos foram pavimentações”

Para acelerar o processo de asfaltamento e calçamento, hoje a administração municipal possui uma equipe específica para a atividade. O chefe do Executivo explica que o investimento nas pavimentações se dá porque antes não existia lei específica para instalação de novos lotes habitacionais e empresas. “Desde 2020 temos uma lei que garante que caso haja novos empreendimentos, é necessário asfaltar”, aponta.

Desde o início da gestão, Busatto afirma que pavimentações foram os principais feitos da equipe, além das obras de canalização, com investimento de R$ 2 milhões. O prefeito destaca que o objetivo é entregar mais ruas asfaltadas até o fim do mandato. O Executivo também avalia a efetivação de um estudo e trânsito para melhorias no tráfego.

Novos locais turísticos

O projeto do novo “Parque da Marina” deve ser apresentado nos próximos dias. Pelo escopo, será um auditório, espaço para gastronomia, píer que avança até o Rio Taquari. O investimento está avaliado em R$ 9 milhões. O prefeito ressalta que a execução será feita em etapas, visto que é necessário buscar recursos junto aos governos estadual e federal. Outra meta é incentivar o turismo rural e impulsionar os produtores a tratarem as propriedades como empresas.

Dentre as metas do plano de governo, o chefe do Executivo destaca a expansão do Dança Bom Retiro, que atraiu pessoas de todo o RS, bem como a primeira edição da Expofeira, realizada junto ao espetáculo. O trabalho de memória e resgate da cidade também reuniu dezenas de bom-retirenses no Espaço Mais Cultura.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: