Jornal Nova Geração

ESTRELA

Queda de mulher em buraco revela preocupação com tubulações

Moradores apontam grande pressão sobre o encanamento, o que poderia causar outras situações de movimentação de terra abaixo da rua e calçada. Equipe de engenheiros garante que caso foi pontual, após rompimento de um cano

Irmãos avaliam buraco que foi aberto na calçada da residência, no bairro das Indústrias. Marlise caiu após piso ceder na manhã desta segunda (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

Um incidente na manhã desta segunda-feira, 26, no bairro dos Estados, assustou a comunidade. Ao sair para o trabalho, Marlise Lehnen, 58, caminhou poucos metros até que um buraco se abrisse sob seus pés, em frente à casa onde reside, na rua Amazonas. Os gritos por socorro alertaram os vizinhos, que chamaram os Bombeiros para auxiliar no resgate.

A situação chamou a atenção dos moradores do entorno para as condições do sistema de tubulação no bairro. O irmão de Marlise, Airton Lehnen, 57, afirma que a inclinação da rua aumenta a pressão sobre o encanamento. Ele lembra que antigamente o cano era colocado na calçada, não na rua. “Como o cano cedeu com a pressão da água, ela foi levando a terra embora e só ficou a parte da calçada”, aponta. Sem uma base, abriu-se um buraco onde a mulher caiu.

Airton menciona que no dia anterior a filha e os netos foram visitá-lo, e em alguns momentos ficaram na calçada onde ocorreu o acidente. “Não cedeu nem um pouco antes disso”, diz. Após o ocorrido, alguns vizinhos também manifestaram preocupação com eventuais episódios semelhantes na via. “Espero que com isso a prefeitura venha resolver, já que é um pedido de mais tempo”, acrescenta Airton.

Grande susto

Marlise relata que caminhava normalmente, quando “afundou direto”. Ela reforça que não havia indícios que a calçada poderia ceder. Ainda assustada com a situação, a vítima conta os momentos após a queda. “Foi um susto grande, muito grande, uma sensação de impotência. Só gritei, não lembrei nem do celular, que estava dentro da bolsa, eu consegui gritar. Até me recuperar, vai ser bem complicado. Que seja longe de buracos.”

Reparos na calçada

O secretário de Infraestrutura Urbana, Osmar Müller, acompanhou os trabalhos ao longo do dia e indica que não há maiores riscos. Para ele, a situação é atípica. Engenheiros e técnicos de segurança fizeram averiguações e concluíram que o incidente foi pontual e que não há danos em outros trechos da rua. “Foi um cano que quebrou, aí aproveitamos para fazer a troca de outro também”, cita. O serviço foi concluído ainda na tarde da segunda.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: