Jornal Nova Geração

ABRE ASPAS

“Dei meus primeiros passos junto da Inhandava”

Rainha da Escola de Samba Inhandava, de Bom Retiro do Sul, Caroline Hoss, 22, representou a agremiação no desfile do carnaval de rua do município no sábado, 9

Foto: Lautenir Azevedo Jr

Como começou a tua paixão pelo carnaval?
A minha paixão pelo carnaval e pela Escola de Samba Inhandava vem de família. Minha avó materna participava dos desfiles e vivia a cultura carnavalesca, depois minha mãe… e o amor e costume foram passando de geração à geração. Minha mãe conta que dei meus primeiros passos junto da Inhandava. Com menos de dois anos já estava na avenida com a escola.

Por conta da Inhandava, o carnaval se torna um evento muito importante em Bom Retiro do Sul. Qual o teu envolvimento hoje com a escola e qual o sentimento em representá-la na avenida?
A Escola de Samba Inhandava sustenta a cultura carnavalesca em Bom Retiro do Sul há mais de quarenta anos. Hoje, junto da direção, eu sigo na luta para que a história da escola e do carnaval em si continuem presentes no município. Mas a gente sabe que não é fácil. São muitos os desafios para colocar uma escola na rua. A cultura do carnaval de rua se apagou muito no Vale do Taquari nos últimos anos. Fazer parte e ajudar a manter ela acesa no município e região é gratificante.

Quanto tempo de preparo foi preciso para fazer bonito na avenida do samba, no sábado?
Foram quase três meses de preparação e envolvimento quase diário com todos os voluntários e membros da escola. A Inhandava passando pela avenida representa o trabalho de muita gente. Costureiras, bordadeiras, marceneiros, músicos, instrumentistas, bailarinos, mães, pais, estudantes… e representar todas essas pessoas como a rainha da escola foi muito emocionante. Quando a bateria começou a tocar e o samba-enredo emocionar as pessoas, eu senti uma sensação de pertencimento. À cultura do carnaval, à Inhandava e a Bom Retiro do Sul.

Tu já falaste que a cultura do carnaval é familiar. Nos conte alguma memória afetiva em relação aos desfiles na cidade.
No sábado enquanto nos preparávamos, revivi muitas lembranças de infância. Quando eu via minha mãe e minha avó nervosas às vésperas de entrarem na avenida, e eu ainda sem entender o motivo. Hoje eu não só entendo, como vivo as mesmas sensações. E o melhor, junto das pessoas que eu amo na torcida para que desse tudo certo.

E, por fim, o samba-enredo deste ano era sobre os pontos turísticos do município. Qual a importância deste tema para ti?
Nosso município é muito rico em belezas naturais. Trazer este tema ao enredo é muito importante porque coloca o turismo do município em uma vitrine regional de destaque. Somos o pesqueiro do Vale, mas somos muito mais do que isso. Bom Retiro tem feiras, festivais e atrativos que ultrapassam às margens do Rio Taquari.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: