Jornal Nova Geração

ESTRELA

Reestruturação da Latvida visa mais prazo para pagar dívidas

Liminar que estabelece prazo para recuperação judicial da empresa de laticínios foi confirmada nesta semana. Companhia terá 60 dias para apresentar plano para colocar débitos em dia

Indústria do setor de laticínios tem matriz em Estrela e filiais em Santa Catarina e Paraná (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

A Latvida, empresa do setor de laticínios com sede na Linha São Jacó, recebeu a confirmação de uma liminar que suspende cobranças judiciais. A decisão da juíza Caren Letícia Castro Pereira foi publicada na quarta-feira, 3, após pedido feito na tarde da terça-feira, 2. A dívida informada pela empresa chega aos R$ 107,1 milhões.

A indústria adota o discurso de tranquilizar os cerca de 400 funcionários. Os débitos listados ficam abaixo do faturamento mensal, conforme dados divulgados pela empresa, o que justificaria o pedido. Um plano de reestruturação deve ser apresentado no prazo de 60 dias, sem direito a prorrogação. É a segunda vez em dez anos que a empresa entra em recuperação judicial.

A justificativa da Latvida para pedir a recuperação judicial é que houve um desequilíbrio na relação entre o pagamento de dívidas e o capital de giro, causado pelo aumento no custo de produção e altas taxas de juros. Isso gerou inadimplência com alguns fornecedores, e a empresa afirma não ter condições de pagá-las de forma imediata.

Por outro lado, os pagamentos de todos os produtores de leite, transportadores e empregados estão em dia, situação que a empresa pretende manter inalterada.

No despacho da juíza, ela destaca que se trata “de empresa de grande porte, atuante no ramo de laticínios, que apresenta relevante valor social para a comunidade estrelense e região” e que um eventual fechamento “geraria prejuízos inimagináveis” aos produtores e ao município.

Sobre a empresa

Fundada em 2005, a Latvida iniciou as atividades voltada à produção de ração animal e em 2015 avançou para a produção de derivados do leite, e possui unidades em Santa Catarina e no Paraná, além da matriz em Estrela. Na última lista divulgada pelo município com as empresas que mais movimentaram mercadorias em 2021, a Latvida figurou na 4ª colocação.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: