Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Reformas de postos de saúde precisam de laudos dos municípios

Secretário adjunto do Ministério da Saúde, Felipe de Oliveira, detalha política para volta do atendimento em unidades básicas

Secretário adjunto, Felipe de Oliveira, em reunião na Univates - com microfone (Foto: Júlia Amaral)

A incursão das equipes da Secretaria Nacional de Saúde Básica nas cidades atingidas pela enchente faz um diagnóstico prévio do quanto os dispositivos públicos foram afetados. Conforme o secretário adjunto, Felipe de Oliveira, a inspeção tem por objetivo auxiliar o poder público das cidades para fazer o encaminhamento de projetos para reformas urgentes.

Em seguida, será preciso que os municípios façam laudos mais completos de como a cheia atingiu as estruturas e quanto de material foi perdido. O processo envolve a criação de uma lista das necessidades específicas de cada município para reforma e construção de unidades de saúde.

Segundo Oliveira, a colaboração com as autoridades municipais é crucial para garantir que as ações sejam eficientes e ágeis, de modo a restabelecer o atendimento de saúde nas áreas afetadas. O secretário adjunto destaca que as demandas podem ser direcionadas por meio de portarias do Ministério da Saúde.

Em relação ao registro de informações, o secretário enfatiza a importância de se manter um sistema atualizado e completo para acompanhar a situação de saúde da comunidade. Ele assegurou que, enquanto persistirem quaisquer dificuldades ou desafios, a atenção primária à saúde será prioridade, e o Ministério da Saúde pretende manter a colaboração próxima com para garantir o restabelecimento eficaz dos serviços de saúde na região do Vale do Taquari.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: