Jornal Nova Geração

EMPREGO

Região criou mais de 580 vagas de janeiro a maio

Estrela foi o município que mais gerou postos de trabalho, com 347. Já Fazenda Vilanova teve saldo negativo, de 23

Estrela foi o município que mais gerou postos de trabalho, com 347. Já Fazenda Vilanova teve saldo negativo, de 23 (Foto: Larissa Santos)

Estrela, Bom Retiro do Sul e Imigrante somam, juntos, nos primeiros cinco meses do ano, um saldo positivo de 588 vagas de emprego. Colinas e Fazenda Vilanova, no entanto, fecharam negativo, com 27 postos de trabalho a menos. O resultado, que foi divulgado pelo Ministério do Trabalho na terça-feira, 28, corresponde à diferença entre as 4.116 admissões e os 3.528 desligamentos registrados de janeiro a maio.

O diretor de Comunicação de Estrela, Fabiano Diehl, lembra que em dezembro de 2020, o balanço fechou negativo com 65 vagas. Desde 2021, o município registra todos os meses saldo positivo. Para reverter a crise gerada pela pandemia, o governo municipal buscou incentivar as empresas já instaladas, além de atrair novos investidores.

“Criamos um ambiente propício para que os empreendedores possam crescer. Temos localização privilegiada. Com a duplicação da BR-386, estamos a 1h de Porto Alegre, o que facilitou para que várias empresas de logística se instalassem aqui por causa da proximidade. Apoiamos desde as pequenas empresas, até as médias e grandes”, observa.

Conforme o coordenador de Trabalho e Habitação, Daniel da Silva, o balanço positivo também se deve pelas mudanças que ocorreram na Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), responsável pela abertura de empresas. Coordenado pela secretária Carine Schwingel, em um só local o empreendedor tem um atendimento facilitado.

“Conversamos com as empresas para entender a demanda e saber o que cada uma necessita. Nos próximos dias, vamos lançar um novo programa pensado em um tripé fundamental que é qualificar, aproximar e comunicar. Desta forma, faremos a capacitação direta dos profissionais”, afirma.

Saldo negativo

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Fazenda Vilanova, Evandro Maria, o saldo negativo de 23 vagas é reflexo ainda da pandemia, já que a retomada econômica no município se dá de forma mais lenta. “Para mudar isso, precisamos criar atrativos. Até o fim do ano queremos implementar um projeto de qualificação de mão de obra, pois entendemos que, se tivermos profissionais capacitados, isso será um estímulo para as empresas se instalarem aqui”, explica.

O secretário destaca a abertura de um empreendimento de carrocerias, com previsão de início dos trabalhos para dezembro, em que deve contratar de 30 a 40 pessoas no município. É previsto também a inauguração de uma empresa de pré-moldados e a ampliação de aviários. “Devemos ter um resultado melhor no fim do ano e em 2023”, salienta.

Oferta de vagas

A Medical San, fabricante de tecnologias na área da saúde, é uma das empresas que está em fase de ampliação. Para 2023, o quadro de colaboradores deve aumentar, com a mudança da sede prevista para março, para a 386 Business Park, espaço projetado às margens da BR-386. A estrutura, que é formada por pavilhão industrial com escritório administrativo, será três vezes maior do que o atual prédio e terá 3,3 mil metros quadrados.

De acordo com a Head de Recursos Humanos, Jessica Schardosim, a empresa está em crescimento, o que ocasionou uma grande oferta de novas vagas ainda neste ano. “Tivemos mais de 20 admissões. Para a nova sede, ainda não temos o levantamento exato da quantidade de vagas que abrirão, mas divulgaremos nas nossas redes sociais. O site também está aberto para cadastro de novos currículos”, pontua.

Número de empresas criadas

de janeiro de 2021 até o momento em Estrela

42 indústrias

132 comércio

480 prestadoras de serviços

5 ONGs

TOTAL: 659

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: