Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Região desperta para o turismo rural

Segundo Seminário Regional sobre o setor ocorre dia 27, na Cascata das Orquídeas

O Segundo Seminário Regional de Turismo Rural ocorre na Cascata das Orquídeas, na quarta-feira, 27. O evento tem o objetivo de fortalecer o desenvolvimento do turismo rural na região e proporcionar a troca de conhecimentos sobre o tema.

São aguardadas 200 pessoas, vindas dos 55 municípios que compõem a área de abrangência regional da Emater Lajeado, que compreende os vales do Taquari e Caí. O público-alvo são as famílias rurais que atuam com turismo ou que tenham interesse em empreendimentos desse tipo em suas propriedades.

O seminário contará com palestras, relatos de experiências, exposição de artesanato e almoço, entre outros. “A ideia geral é estimular os participantes para um assunto que tem crescido, especialmente em tempos de pandemia, em que a busca por iniciativas locais têm se ampliado”, analisa a extensionista Social da Emater/RS-Ascar Elizangela Teixeira.

Vagas limitadas

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de abril, nos escritórios da Emater/RS-Ascar. O investimento é de R$ 25 por pessoa. Mais informações podem ser obtidas com representantes da Emater/RS-Ascar, que atua em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

Investimento que trouxe retorno para a família

A Cascata das Orquídeas é um exemplo de empreendimento familiar, pensado para o turismo. A propriedade mede 6,5 hectares e aos finais de semana recebe visitantes de todos os lugares. “Temos vertente, museu, floricultura, café colonial e mais atrações”, numera o proprietário Tiago Caio.

Hoje o local passa por ampliações na floricultura e no museu. Além disso, desde o ano passado, está aberta a casa de eventos, sempre reservada para casamentos, formaturas e demais comemorações. “Buscamos inovar, ampliar, sem tirar o caráter colonial. Temos trilhas no meio da natureza e prezamos pela conservação do meio ambiente”, conclui Caio.

“Trata-se de um segmento em grande expansão em todo o Brasil”

Jornal NG – Qual é o potencial do Vale para este segmento do turismo?

Elizangela Teixeira – Nossa região possui um grande potencial turístico e vem despertando a cada dia para este setor, seja através de nossas belezas naturais, de nossos empreendimentos, da nossa cultura e acima de tudo da nossa história e de nossa gente. Somos uma região muito diversificada e de ótima localização geográfica.

Jornal NG – Como está a receptividade dos agricultores? Há adesões para agregar o turismo às propriedades?

Elizangela – O Turismo Rural é uma das atividades que vem crescendo muito nos últimos anos na região de Lajeado. Esta atividade ganhou ainda mais força com a pandemia da covid-19, onde várias famílias rurais perceberam o turismo como uma alternativa para complementar a renda de suas propriedades, além de ser uma forma de preservar os espaços naturais e de resgatar a cultura e os costumes locais.

Jornal NG – E o turismo rural num cenário mais amplo? Como está essa tendência em nível de país?

Elizangela – Trata-se de um segmento que está em grande expansão em todo o Brasil, o que se justifica pela oportunidade da família rural em diversificar sua fonte de renda e de agregar valor aos seus produtos; e o turista, em buscar a tranquilidade do interior, o contato com a natureza e a vontade de reencontrar suas raízes através do contato com o modo de vida do campo, suas tradições, costumes e formas de produção.

Programação:

8h30 – Recepção e acolhida com lanche

9h – Abertura oficial

9h30 – Primeiros Passos no Turismo Rural. Fernanda Costa da Silva – Extensionista Rural e Turismóloga da Emater/RS-Ascar

10h30 – Oportunidades de Negócios no Meio Rural. Jorge Mariani – Orgânicos Mariani – Garibaldi/RS

11h15 – Sicredi – Protagonista do Desenvolvimento das Comunidades. Francisco José Diel – Diretor Executivo da Sicredi Ouro Branco

12h – Almoço, visitação ao local e exposição de artesanato

14h – Como o Turismo Pode Transformar e Alavancar Oportunidades nas Propriedades Rurais. Luciano Cesconeto Stelzer e Mario Zardo – Associação de Agroturismo de Espírito Santo (Agrotures) – Venda Nova do Imigrante/ES, Capital Nacional do Agroturismo

15h30 – Espaço aberto para perguntas e debates

16h – Encerramento

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: