Jornal Nova Geração

EM ALERTA

Região tem três mortes por afogamento em uma semana

Vítimas eram homens, com idades entre 18 e 43 anos. O Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados com os rios e arroios do Vale, sobretudo em função das mudanças após as enchentes

Corpo do jovem de 18 anos foi encontrado na sexta-feira, 22. (Foto: Divulgação)

Mergulhadores encontraram na sexta-feira, 22, o corpo do jovem que desapareceu na quinta-feira, 21, na cascata Águas Boas, no interior de Bom Retiro do Sul. Ele foi identificado como Alan Samuel Almeida dos Santos, de 18 anos.

A vítima e mais três amigos estavam em propriedade privada onde fica uma queda d’água. O acesso ocorre por trilha, em área de difícil acesso. O local é proibido para banho e a profundidade é de dez metros. O Corpo de Bombeiros Militar de Estrela foi acionado por volta das 19h30 de quinta-feira, 21, pela Brigada Militar do município.

Este é o terceiro caso de afogamento na região em uma semana. No domingo, 17, um homem de 29 anos morreu afogado em uma cachoeira no interior de Paverama. Na quarta-feira, 20, um empresário de 43 anos, de Santa Clara do Sul, submergiu no Arroio Sampaio, em Sério, durante uma confraternização em um camping.

Cuidados necessários

Conforme o Capitão e comandante da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Bombeiros Militares de Lajeado, Thalys Rian Stobbe, homens morrem afogados seis vezes mais do que as mulheres. Um dos motivos são as brincadeiras que envolvem simulação de afogamento.

Outro alerta é para os cuidados necessários nos rios, lagos e represas. “Cerca de 70% desse tipo de morte ocorre nesses lugares. Isso significa que nossa região tem grandes riscos”, reforça. Além disso, existe a possibilidade dos rios e arroios da região estarem mais perigosos após as enchentes.

“Sem contar que nossa água é barrenta. É preciso revisar os locais, ir com cautela para a água”, afirma Stobbe. A dificuldade de enxergar pedras e buracos eleva a chance de acidentes.

Ocorrências na região

  • Domingo, 17
    Identificado como Marcos Vinícius Dias Vieira, morador de Paverama, morreu afogado em uma cachoeira no interior do município. Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, por volta das 14h30min, a vítima se banhava com amigos no local, próximo à rua Reinaldo Markus, quando submergiu. Os bombeiros encontraram o homem já sem vida. A irmã da vítima fez o reconhecimento do corpo.
  • Quarta-feira, 20
    Natalício Luis da Rosa, 43, proprietário de uma pizzaria e restaurante em Santa Clara do Sul, e presidente do Sindicato do Calçado e do Vestuário do município, morreu afogado no Arroio Sampaio, em Sério, durante uma confraternização em um camping. Rosa teria entrado na água e um redemoinho o teria puxado. Pessoas que estavam no local ainda tentaram socorrê-lo. Ele foi levado à Unidade Básica de Saúde, onde aguarda a liberação da Polícia Civil para encaminhamento ao Departamento Médico Legal de Lajeado. Rosa deixa a esposa e dois filhos.
  • Quinta-feira, 21
    Alan Samuel Almeida dos Santos, de 18 anos, e mais três amigos estavam em propriedade privada na tarde de quinta-feira, 21. Conforme os amigos, Santos teria submergido por volta das 18h. Os bombeiros iniciaram as buscas no mesmo dia e o corpo foi encontrado na sexta-feira, 22, por mergulhadores.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: