Jornal Nova Geração

ESTRELA

Registrador do Cartório de Imóveis tem afastamento confirmado

Após fim de prazos para recursos na comarca de Estrela, Justiça encerrou processo administrativo. Miguel Oliveira Figueiró perde o cargo

Trâmite judicial provocou fechamento temporário e posterior mudança de endereço em junho (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

O posto de registrador do Cartório de Imóveis de Estrela está vago de forma oficial. Em decisão proferida pela comarca de Estrela, a juíza Caren Letícia Castro Pereira decretou a perda do cargo de Miguel Oliveira Figueiró, que atuava até 6 de junho. A ação marca o fim dos 120 dias de prazo possível para a apuração do inquérito. Ainda cabe recurso da decisão.

LEIA MAIS: Serviços do cartório estão disponíveis na internet

Em 6 de junho, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) determinou a interdição do atendimento no cartório. A ação foi embasada na legislação federal, que determina perda de delegação do serviço de registro em condições de sentença transitada em julgado ou decisão decorrente de processo administrativo.

O procedimento foi motivado a partir de uma moção de repúdio da Câmara de Vereadores de Estrela e encaminhada à corregedoria do órgão estadual. Reclamações da comunidade e empresários sobre a demora nas liberações embasaram o documento.

Depois de cerca de dez dias fechado, o espaço, que ficava na Rua Ernesto Alves, reabriu em novo endereço, na Rua Tiradentes, também no centro de Estrela. Desde então, o Cartório de Imóveis tem a gestão do interventor Everton José Helfer de Borba.

Embasamento jurídico

Na decisão, são citadas infrações à Lei dos Notários e Registradores, ao Código Civil e ao Código Penal como motivos para a punição a Figueiró. Além de não cumprir com deveres da profissão, o texto fala que o ex-registrador causou, com isso, dano à sociedade.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: